quinta-feira, 15 de novembro de 2007

porque o LCD Soundsystem é legal?



não adianta, quem quiser entender de música nos anos 2000 vai ter de passar pelo LCD Soundsystem. há inúmeras razões para isso, mas a principal razão talvez seja essa: é uma banda que tem plena consciência da história da música pop anterior a ela e que está extremamente conectada com o espírito do seu tempo. e sabe que uma das coisas mais interessantes que existem no mundo hoje é você ser um sujeito ligado com o seu tempo. isso não quer dizer que você tenha de fazer besteiras por aí, mas simplesmente conhecer o mundo em que você vive e dialogar com ele da melhor maneira possível.


foi justamente por conhecer tudo (ou quase tudo) o que o antecedeu que James Murphy e sua turma puderam perceber que o o rock estava precisando de um novo ar. mais do que isso, o desejo deles era misturar as coisas que eles mais gostavam - rock com dance music. e veja, eles sabem reconhecer isso com a maior humildade.


e não há coisa que tenha mais a ver com o nosso tempo do que essa velha história de misturar. é como dizem os especialistas: chegamos a um ponto em que a cultura se tornou um imenso banco de dados e tudo o que está para trás pode ser acessado no momento em que você quiser. ainda: você pode acessar essas coisas e articular da maneira que pareça legal.


e desde que surgiu - lá em 2002 - o LCD Soundsystem já é dono de pelo menos dois clássicos: "Losing My Edge" que é o manifesto de uma geração que viu o punk, a dance music e os meninos que hoje em dia tudo sabem sobre isso; "All of My Friends" que fala justamente sobre nossos anseios, desejos, expectativas e tal.


enfim, tudo isso é simplesmente para dizer que o show do LCD Soundsystem ontem foi sen-sa-ci-o-nal! a banda toda é incrível e você vê na cara das pessoas o quanto elas não acreditam que uma banda é capaz de fazer som dançante - bem perto da dance music - e ser bem legal e bem diferente. James Murphy é incrível, ele ataca de cantor e de instrumentista; Pat Mahoney então nem se fala - ele é que arma toda a bagunça; Nancy Whang é ótima; Tyle Pope e Phil Mossman também. e quem quiser saber mais sobre como foi o show dá um giro pela internet que tem um monte de textos legais.

0 comentários: