segunda-feira, 26 de novembro de 2007

LISTAS

a revista BRAVO lançou dois especiais com uma listagem das coisas mais importantes dos últimos tempos: o primeiro com 100 filmes e segundo com 100 livros. essas listas são interessantes e não deixam de ter tudo a ver com o nosso tempo de snack culture. além disso, elas servem de referência para as pessoas que desejam se aprofundar no assunto dando a possilidade de ver ou ler coisas que não conhece. e são listas que se pautam sempre por nomes importantes e historicamente relevantes.

a questão é que essas listas podem sofrer certas imprecisões e poderiam ser muito melhores se delimitassem um pouco o campo. me refiro especificamente a lista dos 100 livros essenciais da literatura mundial. a literatura já existe há mais de 2000 anos e tamanha produção tem uma diversidade enorme. no caso, a lista da BRAVO incluiu os "três" gêneros da literatura (poesia, prosa e teatro) e vai desde Homero até os dias de hoje. isso faz com que a pessoa que está selecionando tenha de abrir mão de muita coisa... talvez se a lista fosse focada apenas em um dos gêneros e num período menor o resultado fosse mais preciso.

enfim, essa lista da BRAVO é muito boa porque realmente trás coisas super importantes para quem quer estudar ou apreciar literatura. e como está escrito lá, ela serve de base para que a gente crie a nossa própria lista.

0 comentários: