terça-feira, 13 de novembro de 2007

ENTREVISTA 01: CÉLIA MELLO

você gosta de fotografia? pois é, a gente também. por isso, conseguimos um bate-papo com a professora de fotografia Célia Mello - que também organiza um site super bacana sobre o assunto chamado "fotografia contemporânea". conhecemos a Célia numa palestra incrível sobre fotografia contemporânea em que ela apresentava o site e alguns trabalhos de novos fotógrafos. entramos em contato e ela foi super gentil e topou fazer a entrevista. abaixo o nosso bate-papo com ela:


Blog: queria saber algumas idéias sobre fotografia contemporânea aqui no Brasil e no mundo. por exemplo: qual é a situação em que a fotografia se encontra?


Célia: Hoje tudo é imagem. Com a internet aumentou ainda mais o uso explícito da fotografia em sites, blogs, celulares e Ipoid e a velocidade com que elas chegam até o público.


Blog: é possível falar em grupos, correntes ou escolas?


Célia: No Brasil, especificamente, podemos falar em grupos como fotógrafos do Pará, de Brasília, Bahia, Fortaleza, Recife, que estão aparecendo no cenário. Escolas? Conheço melhor as escolas ou grupos de estudos aqui de São Paulo, como por exemplo: o grupo de estudos (oficinas) do MAM; o grupo de estudos do Tadeu Chiarelli na ECA-Escola de Comunicação e Artes da USP; Museu Lasar Segall – alguns fotógrafos reconhecidos saíram do grupo de estudos do Segall. No Rio de Janeiro existe a escola da Patrícia Gouvêa. Correntes? Talvez pela busca da fotografia autoral ou fotografia-arte.



Blog: você pode citar três novos fotógrafos que têm trabalhos bacanas?


Célia: O Alberto Oliveira, que trabalha com arte digital; Peter de Brito, que faz uma construção da imagem; e Matangra. Admiro o trabalho dos três, mas existem outros fotógrafos que eu também admiro.


Blog: a gente lê, num trecho do livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio” do Ítalo Calvino, uma preocupação dele a respeito da maneira como as civilizações do futuro vão construir suas “memórias visivas”. ou seja, estamos na “civilização da imagem” e não precisamos mais construir nossas imagens porque elas já estão por aí, aos montes. o que você pensa sobre isso?


Célia: Sim, elas estão aos montes, mas precisamos trabalhar com o nosso universo imaginário. Este nunca acaba, e ele é o diferencial do simples registro fotográfico para um trabalho fotográfico.



Blog: e qual é o futuro da fotografia?


Célia: Nossa sociedade é narcisista e desde a descoberta da Fotografia no século XIX ela alterou o mundo e veio para ficar. No século XXI, a fotografia estará cada vez mais presente nas sociedades, junto com a tecnologia da Internet aproximando as pessoas.



Célia Mello leciona Fotografia há 15 anos na Faculdade de Comunicação e, no momento, dá aulas na PUC de São Paulo nos cursos de Publicidade e Multimeios.

0 comentários: