sexta-feira, 16 de novembro de 2007

NEOCONCRETO, sim senhor!


a editora cosac&naify não tá pra brincadeira, ela acaba de lançar um livro bastante interessante: EXPERIENCIA NEOCONCRETA - Ferreira Gullar. o lançamento vem bem a calhar, já que estamos comemorando os 50 anos do movimento concretista, 40 anos do movimento tropicalista e revisando como loucos os anos cinqüenta, sessenta e setenta.


pois bem, esse livro trás um depoimento inédito de Ferreira Gullar sobre o movimento neoconcreto, além de alguns textos escritos por ele, mais três livros-poema e o fac-símile do catálogo da I Exposição Neoconcreta.


o movimento neoconcreto nasceu de uma ruptura com o grupo concretista de são paulo e se baseou todo no rio de janeiro. foi um negócio da maior importância para a arte brasileira e contou com gente bacaníssima como Amilcar de Castro, Lygia Pape, Franz Weissmann, Lygia Clark, Theon Spanúdis, Reynaldo Jardim e Hélio Oiticica.


veja, essas pessoas foram tão seminais para a arte brasileira que até hoje ainda estamos revisando seus trabalhos. tudo isso, muito em função da ditadura militar que não impediu essas obras de circularem com mais visibilidade por aqui. há exposições acontecendo nesse momento com trabalhos desse pessoal. também a última bienal de arte teve uma parte dedicada a Hélio Oiticica.


enfim, muito importante e muito legal que esse lançamento esteja acontecendo. que venha mais disso.


só para lembrar: ano passado saiu uma edição bem acabada sobre poesia concretista chamada TEORIA DA POESIA CONCRETA - texto críticos e manifestos de 1950-1960 pela Atêlie Editorial; saiu esse ano em formato luxuoso o catalógo da exposição TROPICÁLIA - UMA REVOLUÇAO NA CULTURA BRASILEIRA também pela editora cosac&naify.

0 comentários: