Esse final de semana fui assistir ao Festival de Cenas Curtas - Galpão Cine Horto no SESC Pompéia dentro da Mostra Contemporanêa de Arte Mineira. E teve apresentação da cena: Av. Pindorama, 171 - do Grupo de Teatro 171.
Gostei bastante do que vi. A cena tem muitas referências a estética tropicalista, só que nesse caso não parece haver a apropriação do que é estrangeiro para reuní-lo com o que é nacional. A identidade brasileira em si a partir de figuras que ocupam o imaginário da nossa cultura popular é que está em foco.
E essa Av. Pindorama poderia também se chamar Av. Brasil. Lá está a banana, a mulata, a religião, o camelô, o saci, a carmen miranda, etc. Também tem Torquato Neto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Hélio Oiticica, Zé Celso Martinez Correa e tantos outros.
O mote central da cena é um atropelamento causado por um caminhão de bananas. Tudo vai se passando num ritmo bem dinâmico e um tema vai levando a outro. Gosto do humor e da ironia presentes nas situações que desfilam diante dos nossos olhos - o que é um diferencial na maneira de tratar o assunto e fazer teatro. A linguagem é meio kitsch, do exagero, do nonsense, da paródia e do pastiche.
Enfim, achei a pesquisa que eles fazem bem original. É pra ficar de olho neles.
Peguei a foto no blog deles, vai lá - Teatro 171
0 comentários:
Postar um comentário