sábado, 6 de outubro de 2007

visitando o vídeobrasil


ampliando os horizontes culturais demos uma passada no prédio do SESC Paulista para visitar a exposição do 16º videobrasil. no total são uns três andares ocupados com vídeos e instalações, como o tema é "limite" e vídeos experimentais dois deles são inteiramente dedicados a Marcel Odenbach e Peter Greenaway. o andar com vídeos do Odenbach é interessante mas parece um pouco pequeno, falta maior informação dos monitores e painéis mais explicativos. é imperdível mesmo o andar com a vídeo instalação de Peter Greenaway - que inclusive abriu a mostra. são malas em que ele guarda objetos que representam o mundo e a passagem dele pelo mundo. ele continua com a sua busca pela arte total que integre várias linguagem: vídeo, cinema, literatura, artes plásticas, performance, etc.


o outro andar ficou ocupado por vários artistas que exploram o vídeo mais recentemente. legal perceber que mesmo uma arte experimental como o vídeo ainda parece não ter chegado ao seu limite. com novos suportes e nova tecnologia a coisa parece caminhar para muito longe. dá até para pensar: será que muito em breve a gente vi ter de ser artista para pensar em fazer vídeos como esses? o youtube deve ter pelo menos umas centenas de imagens muito parecidas. veja o Arthur Omar e o Carlos Calado.


no mezanino ainda tem uma loja com coisas fofitas para você comprar. vale a visita!


agora me parece mais imperdível mesmo a exibição dos vídeos do Kenneth Anger (precursor do videoclipe e do cinema underground) e de um filme do Andy Warhol. parece que existe uma experimentação de Jean Genet também.


0 comentários: