quinta-feira, 25 de outubro de 2007

rebelde sem causa

por conta dessa história dos beatniks fui rever aquele filme "rebel without a cause" - que no brasil ficou traduzido como "juventude transviada". o filme é muito bom e retrata como nenhum outro o que era a juventude dos anos 50 ao lado só mesmo "wild one" (o selvagem da motocicleta) - lembre-se é o período do pós-guerra e da guerra fria. foi realmente um momento em que começou a nascer um novo comportamento dentro da sociedade movido por uma geração que não tinha muita autonomia ou muita voz, uma geração que tinha de se tornar responsável muito cedo. e essa juventude do filme, ou parte dela, faria mais tarde a contracultura dos anos 60 e 70.

a interpretação de james dean também é fenomenal. ele agia de forma muito espotânea e natural - embora muita coisa do filme tenha ficado datada. é com ele que nasce o visual clássico da calça jeans, camiseta branca e jaqueta.

quem conseguir a edição especial em dvd terá direito ao um dvd com extras do filme. material super legal para entender ainda mais os anos 50, james dean e o filme em si.

0 comentários: