quinta-feira, 18 de outubro de 2007

sobre os 4 compositores americanos

assistindo alguns episódios da série que peter greenaway fez para TV fiquei com a impressão de que música contemporânea dos estados unidos tem certa vocação para a experimentação - por mais incrível que isso possa parecer, já que os americanos são tidos como conservadores e adoradores da fórmula de sucesso.

uma vez disseram para o john cage "deve ser difícil para vocês americanos compor música já que você estão longe da europa" e ele disse "deve ser difícil para vocês europeus compor música já que vocês estão na europa". essa frase resume bem esse espírito mais solto e diferente de criar música. como os europeus estão em meio a tradição ficam presos a ela. já os americanos tem toda liberdade de invertar.






-> dos quatro apresentados john cage é o mais antigo. ele estudou com arnold schoenberg (que estava morando nos estados unidos por causa da segunda guerra) mas desistiu de tudo porque não conseguia entender a harmonia da música dodecafônica. formou um conjunto de percussão e a partir daí começou sua pesquisa sonora com o piano preparado, depois partiu para as performances que incluiam música, teatro, poesia, etc; depois cage partiu para a música aleatória, ele lançava dados (que depois foram substituídos pelo i ching) e tocava piano conforme o resultado que saísse. Seu trabalho mais impactante talvez seja o uso revolucionário que fez de sons, ruídos do ambiente e o uso do silêncio. uma das peças mais famosas é 4'33'' - literalmente quatro minutos e trinta e três segundos de silêncio.







-> phillip glass tem uma formação mais clássica e faz uma música mais "voltada" a tradição. a experimentação de glass está no modo como trabalha isso: ele compõe a chamada música minimalista que pega certas massas sonoras (um conjunto de notas) e repete elas até a exaustão com pequenas variações. seu trabalho de ataque é feito na harmonia já que a melodia é que se repete bastante. há momentos em suas composições em que a música parece se tornar material, quase física.





-> cage e glass queriam atacar a música fazendo uso de instrumentos, já meredith monk queria explorar a voz humana e ir aos limites. a diferença é que monk queria depedender apenas de seu corpo para fazer música como quisesse e onde quisesse. aqui é um caso para se pensar no artista usando seu corpo como instrumento da arte. seu trabalho ainda envolveu teatro, dança e cinema - para cada uma dessas linguagens ela também queria achar uma maneira própria de misturar tudo o quanto pudesse.





-> robert ashley é outro musico que trabalho um pouco distante da música da tradição. seu formato preferido foram as óperas eletrônicas que longe da ópera tradicional fundiam as mais diversas linguagens e disciplinas. sem dúvida, sua "perfect lives" é o que mais se aproxima daquilo que peter greenaway deseja ser. foi ashley que compôs a primeira ópera escrita para televisão. mais tarde greenaway embarcaria na mesma idéia ao fazer filmes como "livro de cabeceira" e todas as séries para tv - ele também queria uma obra de arte que abrangesse todas as linguagens.

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