terça-feira, 16 de outubro de 2007

então: tropa de elite




ok. a gente foi ver o filme brasileiro mais visto antes mesmo de ter sido lançado no cinema - "tropa de elite".


tecnicamente é um filme muito bem feito e não fica devendo nada ao cinema de ação americano. não que seja uma cópia do cinema de lá, muito pelo contrário, muitas formas e todos os temas são nacionais e bem recheados.


é importante dizer isso porque tem muita gente que gostaria que o cinema nacional tivesse um "jeitão" de cinema americano - com ação, explosão, efeitos especiais; tem gente que até gostaria de ver filmes de ficção científica por aqui. esse filme, como ele é feito, pode atrair esse expectador que ainda tem preconceito com o cinema brasileiro e acabar de uma vez com esse fantasma.


a grande polêmica está no outro lado da moeda: os temas. a partir da idéia 'o indivíduo é corrompido pelo meio social em que vive' - portanto, o indivíduo honesto que pretende arrumar o mundo, acaba sendo vencido pelo sistema desonesto que o cerca - desfilam pelo filme policiais corruptos, a ligação deles com o tráfico de drogas e até os universitários que também alimentam esse mesmo sistema.


esse assunto dá muito pano pra manga, e muita gente tem as mais diversas teorias a respeito. talvez o mérito do filme seja o de lançar luz sobre um tema que merece ser debatido na nossa sociedade. outra coisa: existe hoje em dia uma tendência nas pessoas de quererem a realidade como ela é, nisso todos acabam esquecendo que um filme não é a realidade em si.


enfim... o filme tem mérito!


só um detalhe: parece que em certos momentos ocorrem homenagens a 'Cidade de Deus', filme precursor desse gênero, sobretudo na seqüência inicial do baile funk, em algumas cores meio laranja / amarelo / vermelho, na edição e na montagem. pode ser que a contribuição de bráulio mantovani no roteiro e daniel rezende na montagem tenham a ver com isso.

0 comentários: