terça-feira, 9 de outubro de 2007

reconstruindo oswald de andrade

quando falamos sobre tropicalismo num post antigo, acabamos nem falando muito sobre uma figura importante da literatura brasileira moderna: Oswald de Andrade. engraçado, mas todo mundo sempre tem dúvida sobre a pronúncia do nome dele. é oswald mesmo, como se disse "ôsvaldi". quem brincava era o Mário de Andrade que chamava ele de "Osvaldo".

Oswald de Andrade era jornalista e ensaísta, escreveu romances, poesia e teatro. teve uma vida cultural agitada em são paulo e foi um das principais figuras da renovação que viria a ser conhecida como "Semana de Arte Moderna de 22". a maior contribução de Oswald certamente aconteceu na literatura.

depois de lançar um jornal e viajar pelo Brasil, ele vai a europa e conhece muitos países. quando retorna trás na cabeça inúmeras idéias revolucionárias, técnicas que tomou emprestada do movimentos de vanguarda que estavam acontecendo nesse período. logo em seguida acontece a semana de arte moderna. a partir dessa experiência é que Oswald começa a escrever manifestos e passa a incorporar a estética de seus manifestos em seus romances e poemas. os mais importantes são:

a) romance: "Memórias sentimentais de João Miramar" (1924) e "Serafim Ponte Grande" (1933);

b) poesia: "Pau-Brasil" (1925) e "Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade" (1927);

c) manifestos: "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" (1924) e "Manifesto Antropófago" (1928).

têm gente que diz que ele não passou de um burguês fazendo arte e que suas estripulias merecem ser desprezadas. o fato é que a importância de Oswald ainda está para ser descoberta. certamente o Brasil estaria anos atrás do resto do mundo se não fosse por ele. o manifesti antropofágico foi citado por muita gente e serviu de inspiração para diversos movimentos culturais que surgiram depois. é na antropofagia que o brasileiro parece descobrir e aceitar seu cerdadeiro espírito.

enfim, homem de uma grande obra!

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