sábado, 8 de dezembro de 2007

Karlheinz Stockhausen


pois é, Karlheinz Stockhausen faleceu ontem. para quem não sabe, ele foi um dos músicos eruditos mais importantes na chamada vanguarda musical do século XX. junto com outros músicos ele integrou o chamado "grupo de música eletrônica" em colônia - na alemanha. sua música parte do serialismo e o leva as últimas conseqüências. talvez sua obra mais conhecido seja "gesang der junglinge" (canção dos adolescentes) - é o primeiro experimento que une música gerada em estúdio eletrônico com voz humana. os críticos dizem que nesse momento as barreiras que existiam entre os músicos concretos franceses e os eletrônicos alemães cairam.


é importante saber o seguinte: a música eletrônica feita por esse estúdio em colônia e celebrada por Stockhausen nada tem a ver com essa 'música eletrônica' que ouvimos hoje. por isso, o melhor seria dizer que o que ouvimos hoje é mais dance music.


ainda vai demorar um pouco para as pessoas compreenderem Sotckhausen já que sua música é muito abstrata e complexa. ele mesmo dizia que fazia música para o futuro - futuro que talvez nunca chegue.


todo respeito a ele!

0 comentários: