sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

DFA Party


hoje tem DFA Party no Vegas com tim sweeney e juan maclean. os dois já estiveram no clube antes, porém em datas separadas. agora vão se apresentar juntos e pelo jeito em batalha de djs. a discotecagem de juan maclean quando ele esteve por aqui incluiu clássicos da house e deu um passeio por todas as nuances do estilo. tim sweeney costuma ser dono de um estilo eclético e mistura raridades e novidades. vai ser legal pra fechar o ano com chave de ouro. se dermos sorte maclean ainda deve tocar alguma coisa de seu disco novo - que deve sair ano que vem.

coisas para 2008

* madonna de disco novo, é ver pra crer - o nome é "licorice"; diz que é recheado pelo universo do hip hop e da black music americana. conta com grandes participações (como sempre!);


* hot chip lança novo disco - "made in the dark" que deve ser um dos grandes lançamentos prometidos para o ano que vem. tá rolando singles pela internet e tem um melhor que o outro. tem até videoclipe já. corre atrás da música "ready for the floor" - música do verão segundo alguns.


* filmes bombásticos da mostra sp 2007 entram em cartaz e mais lançamentos do cinema brasileiro;


* bienal de arte em sp com um andar completamente vazio e ainda debates sobre o mundo das artes;


* portishead que lança disco novo e vai se chamar "chinese democracy”; depois de dez anos sem lançar nada o trio resolveu se encontrar e compor - é bom lembrar que dez anos atrás o som deles era completamente ligado ao trip hop e de lá pra cá muita coisa mudou - vamos fazer fígas;

* interpol na terra brasilis - confirmadíssimo! o disco novo foi lançado recentemente e a passagem deles por aqui vai ser interessante e curiosa;

* radiohead - cruzem os dedos, dizem que eles querem vir pra cá. e pode ser que venham lá para outubro. mas quantas vezes a gente já não ouviu falar disso? tá parecendo aquela história do pink floyd em são thomé das letras na virada do milênio...

* bienal do livro sp - mercado editorial em alta e economia aquecida, nessa época do ano a gente sempre acaba consumindo mais livro. tomara que ano que vem essa expectativa não seja quebrada;

* diz que vem gente legal no skol beats 2008 - cruzem bastante os dedos;

sábado, 22 de dezembro de 2007

mia - kala


sabe que o disco da M.I.A. foi mencionado por quase todas as listas de melhores discos de 2007!! e isso é bastante supreendente porque rola uma certa reserva com ela. uns dois anos atrás m.i.a. esteve aqui no brasil para a turnê do disco arular - o disco ficou famoso porque tinha um flerte com o funk carioca. deize tigrona cedeu um sample da música "injeção"para "buck done gone". isso fez com que tanto deize quanto m.i.a. ficassem bastante famosas. consequentemente, m.i.a. ficou rotulada de funkeira - ficou no rio um tempo junto com o marido diplo.


acontece que m.i.a. se apresentou no tim festival e ninguém gostou muito do que viu. parece que ela queria mostrar funk carioca pra gente que já conhece isso há tempos. ou seja, ela não agradou, não emplacou e no show de são paulo teve até vaia. meio chato!


só que esse ano ela lançou esse disco novo e diferente do anterior é bem mais apurado. e deixou de lado aquelas referências ao funk carioca. agora m.i.a. mistura tudo, mas tudo mesmo. tem citações de rock (pixies, clash, etc), tem kuduro, tem rap, tem hip hop, etc, etc, etc... a produção também contou com o querido de todos timbaland. daí não teve jeito... o disco é bom pra caramba.


reflexo: o the twelves (do rio de janeiro) fez um remix bacanudo para "boyz"e james murphy citou "paper planes"como uma das melhores músicas do momento. fino!!!

assalto ao MASP


pois é, roubaram dois quadros super importantes do acervo do MASP. um quadro era do pablo picasso e o outro do cândido portinari. o roubo foi estratégico e durou cerca de 3 minutos. na internet já é possível ver as imagens capturadas pelas câmeras do museu. li nos jornais que os ladrões podem querer uma espécie de resgate milionário para devolverem os quadros.


em partes esse acontecimento representa uma coisa bem ruim para a instituição, já que ela passou por uma crise bem grande durante esse ano. tomara que consigam recuperar os quadros logo. e que o ano que vem seja bem melhor para o MASP!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

wikipedia x google knol

depois que a wikipedia surgiu muita coisa mudou na internet. para fazer pesquisa de assuntos, trabalhos escolares etc., bastava só digitar e clicar. se você não encontrasse então podia construir um tópico e colocar seu conhecimento ali. tudo interativo e tal. coisa do futuro! o negócio promete esquentar, o google promete lançar logo mais um mesmo modelo de enciclopédia virtual. vai se chamar google knol. a diferença é que tudo o que a wikipedia tem de ruim, o google promete melhorar. isso sem dizer que o google é uma das empresas que mais cresce no mundo da internet e detem um banco de dados muito amplo. pelo jeito, as pessoas que acusavam a internet de superficial e difícil de pesquisar terão de voltar atrás. e vai ser logo logo. já está rolando uma versão beta do google knol por aí...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

fugas imaginárias

fugas imaginárias...
sim, o ano está quase acabando... mas a gente ainda vai fazer alguns posts por aqui, antes de sair de férias totalmente. por hora não tem nada rolando, sabe como é essa coisa de festas e compras e tal. acho que vale uma visita aos posts mais antigos para conferir o que escrevemos desde o nascimento do fugas imaginárias lá em agosto.
é isso, depois voltamos com mais!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

futebol feminino


e não é que além do kaká, a jogadora marta - do futebol feminino - também ganhou o prêmio de melhor jogadora do ano, segundo a fifa. bem que ela podia sair em alguma revista importante, né? parece que ela e todo o time de futebol feminino dão um duro danado para conseguir as coisas.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

luzes de natal


cada ano que passa essas luzinhas de natal fazem um super sucesso por aqui. e a tecnologia proporciona algo incrível já que existem milhões de cores, formas, tamanhos e efeitos de luz. a coisa tem crescido tanto que até o prefeito espalhou diversas dessas luzes pela cidade: em pontes, em postos, em árvores e avenidas de grande movimento.


fica bacana, a cidade fica iluminada, bonita e colorida. seria legal se de repente o prefeito começasse a investir em iluminação pública e iluminasse certas regiões da cidade que precisam disso. e iluminasse também lugares como o vão livre do masp, toda aquela região do centro da cidade, etc.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

futebol em revista


e não é que o ano foi ótimo para o jogador de futebol kaká? além de ter batido um bolão tanto no campeonato europeu quanto na seleção brasileiro, o cara ainda emplacou o título de melhor jogador do ano. também não fez feio em nenhuma partida e ainda saiu na capa da revista esquire.

domingo, 16 de dezembro de 2007

melhores de 2007?


bem... no fim do ano sempre rola uma retrospectiva e todo mundo faz uma lista de melhores coisas do ano. com a gente não ia ser diferente, e nem tem porque ser diferente nessa hora, né? só se a gente fosse bem chato! então aqui estão os nossos eleitos:



teve um dos melhores shows de todos os tempo LCD SOUNDSYSTEM! falei o ano inteiro da banda por aqui e não foi à toa. vale repetir porque: os caras são muito bons tanto em disco como ao vivo, a música tem muito a ver com nosso tempo - hedonista, divertido, engraçado e melancólico -, os caras são simpáticos, conhecem muito de música e não são nem um pouco farofeiros... quem mais algum motivo? ah! o melhor disco desse ano também foi deles: sound of silver - vai ouvir pra entender um pouco do nosso tempo.



outros show bons: bjork e arctic monkeys no TIM festival - a primeira pela maturidade, beleza dos arranjos musicais, presença de palco incrível e vontade de ser cada vez melhor; o segundo por fazer um rock and roll simples mas cheio de energia e também com a cara do rock que a gente precisa ter hoje. the rapture no planeta Terra - maturidade, melhor disco do ano passado e eles estão colados no lcd soundsystem no quesito "música que tem a ver com o nosso tempo" (será que ser da mesma gravadora ajuda?).



as apresentações em dj set também fizeram um ano muito bom. começando lá no skol beats com o simian mobile disco, miss kittin, laurent garnier e mandy. depois teve o povo da dfa, teve o lindstrom que ninguém deu muita importância, teve o ricardo villalobos, etc. o ano ainda não acabou e deve ter coisa pra acontecer ainda.


disco surpresa: in rainbows do radiohead - formato polêmico, música cada vez mais densa e talvez seja um marco histórico na indústria musical.



teve muito filme bacana - tropa de elite é o filme do ano -, muito livro legal e muita exposição interessante. até revista nova no mercado brasileiro a gente viu. fora as discussões a respeito da crise da crítica de cinema, crise no mundo das artes... enfim, a gente deve estar mesmo numa daquelas curvas em que os paradigmas começam a se mexer.



ufa! não dá pra reclamar. a gente se mexe e tem muita coisa rolando. aquele papo de que a nossa geração não faz nada e ficou pra trás é tudo mentira... a gente só precisa se ligar nisso! tomara que 2008 seja ainda melhor. mas isso a gente deseja num post que deve rolar mais pra frente.

sábado, 15 de dezembro de 2007

porque não, niemeyer?


hoje o maior arquiteto brasileiro e um dos maiores arquitetos do mundo completa 100 anos. ainda bem que as homenagens até agora tem sido muito honrosas, sobretudo aqui no brasil. ficamos orgulhosos com isso.


parabéns e vida longa a ele!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

filmes e exposição

tá aquele clima de final de ano e do "já acabou mas não acabou". bom, dá tempo de correr pra ver algumas coisas interessantes rolando na cidade:




-> mostra beatriz milhazes na galeria fortes vilaça: a artista apresenta sete trabalhos inéditos (pinturas e colagens). sabe que as colagens dela lembram muito da arte psicodélica, embora caminhem para além disso. mas é interessante essa lembrança porque anda rolando mesmo um resgate ou releitura dos anos 60 e 70.


-> tem também a mostra do audiovisual paulista com sessões na sala cinemateca, galeria olido e centro cultural são paulo - tudo na faixa, sem pagar nada. são uns 300 filmes para quem quiser acompanhar a recente produção de cinema paulista. dá pra saber a programação completa e mais infos clicando aqui.


é isso!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

noite de minimal tecno


nem dissemos, mas ontem rolou aqui em SP uma discotecagem do pessoal do selo m_nus. pra quem não sabe esse selo é encabeçado pelo richie hawtin - famoso dj/produtor de tecno. pois bem, nessa passagem por aqui tivemos richie hawtin em pessoa e seus colegas de selo magda e barem. atualmente o m_nus tem respondido por boa parte da produção de tecno minimal, glits, blips e afins. inclusive eles são os grandes responsáveis por grandes avanços desses estilo.


vale sempre a pena ver hawtin porque ele é dono de uma técnica impecável e um super entusiasta da tecnologia de ponta nas discotecagens... durante os anos noventa ele caminhou bem por estilos como tecno, house e idm - esses rótulos servem só para dizer que ele diversificou bastante o seu jeito de tocar. ele é uma figura e sempre que pode aparece aqui no Brasil - já discotecou em vários clubes e tocou em duas edições do skol beats.


magda e barem completam o time de minimais... não fomos mas deve ter sido bem interessante! senão os três juntos, pelo menos hawtin deveria constar no nosso top 10 de produtores de dance music. bem ao lado do ricardo villalobos - outro cara bacana do minimal.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

meninas da moda - novidades

o nossa amiga Marina Gentil está escrevendo como colaboradora para o site super bacana "meninas da moda" - ela escreve textos diários. por isso, sempre que puder apareça por lá e faça uma visita.
a gente recomenda!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

como foi o nokia?


o nokia trends em termos de estrutura não ficou devendo nada para ninguém: entrada tranqüila, decoração bacana, circulação boa, palco e som na medida certa. os pequenos atrasos não chegaram a comprometer. talvez tenha faltado apenas um grande nome - daqueles que chamam as pessoas. ou se a idéia era apresentar a vanguarda musical, ficou faltando melhores representantes das vertentes de dance music: não havia nenhum novo produtor de dance music no festival, desses que andam fazendo coisas "inéditas".


o van she não teve grande público e pareceu ser muito desconhecido das pessoas que estavam lá. isso deve ter acontecido porque a banda não tem um disco completo gravado - existe apenas o EP. enfim, eles ainda terão chance para crescer e fazer apresentações mais incorpadas. o phoenix fez o grande show da noite - rock/pop de primeira linha - os caras tocam muito bem, fazem solo de guitarra e tudo o mais. o melhor momento foi "if I ever feel better" com música incidental de "owner of a lonely heart" do yes. muito bom! o underground resistence mostrou o tecno engajado, as apresentações com mc's e a mistura musical de tecno com pitadas latinas e black music - não sei, mas não achei nada de especial e também não achei vanguardista. foi impressionantes e valeu como registro histórico já que os caras são da primeira geração do tecno de detroit e todo mundo que ouve tecno desde os anos 90 conhece os caras. e o she wants a revenge foi o show mais popular - eles tocam bem, soam menos eletrônicos, as músicas são conhecidas e ao vivo eles não soam tão iguais ao joy division - só um pouquinho... também vão crescer e amadurecer mais... vide o segundo disco.


as obras multimídia mereciam um espaço separado. assim como as apresentações das jam sessions intermediárias - que não foram muito respeitadas. o van she tech sofreu com problemas do ajuste de som e com as 'sambadas' durante as mixagens.


acho que faltou cerveja melhor, banheiro para todo mundo, ar condicionado e o lance de bilhetes a R$ 10 foi péssimo. enfim, já tivemos nokias melhores. valeu a experiência assim como no caso do motomix. último festival do ano, agora só no ano que vem...

sábado, 8 de dezembro de 2007

Karlheinz Stockhausen


pois é, Karlheinz Stockhausen faleceu ontem. para quem não sabe, ele foi um dos músicos eruditos mais importantes na chamada vanguarda musical do século XX. junto com outros músicos ele integrou o chamado "grupo de música eletrônica" em colônia - na alemanha. sua música parte do serialismo e o leva as últimas conseqüências. talvez sua obra mais conhecido seja "gesang der junglinge" (canção dos adolescentes) - é o primeiro experimento que une música gerada em estúdio eletrônico com voz humana. os críticos dizem que nesse momento as barreiras que existiam entre os músicos concretos franceses e os eletrônicos alemães cairam.


é importante saber o seguinte: a música eletrônica feita por esse estúdio em colônia e celebrada por Stockhausen nada tem a ver com essa 'música eletrônica' que ouvimos hoje. por isso, o melhor seria dizer que o que ouvimos hoje é mais dance music.


ainda vai demorar um pouco para as pessoas compreenderem Sotckhausen já que sua música é muito abstrata e complexa. ele mesmo dizia que fazia música para o futuro - futuro que talvez nunca chegue.


todo respeito a ele!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

porque amy winehouse faz sucesso?


acho que descobri porque a amy winehouse faz tanto sucesso. além daquele jeito de garota rebelde (se bem que ser rebelde hoje em dia não é nada demais - vide o seriado mexicano (?) e todas as outras garotas do mesmo gênero: britney, lily allen, paris hilton, etc), amy winehouse faz sucesso porque encarna a diva de voz negra. sim, ela tem uma voz muito potente - tipo, igual a todas as grandes cantoras negras -, e sabe fazer uso dela muito bem. to dizendo isso porque vi o dvd do show de relance. ela também aproveita e coloca todos os músicos negros e ainda todos eles mandam muito bem.


desse jeito ela ganhou todo mundo!

detalhe: no show, há um momento cover lauryn hill - com isso o hit 'rehab' parece que nem existe e nem é tão importante assim.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

tv digital?


e a tv digital que está no ar desde o último domingo - 02/12. bom, pelo jeito ninguém ainda sentiu de verdade efeitos dela. ao que parece tanto os sinais analógicos, quanto os sinais digitais serão transmitidos simultaneamente durante um tempo. assim, ainda haverá tempo para quem não se adaptou ao novo formato. a implatanção total deve acabar até 2017 - isso mesmo, deve demorar até 10 anos para que os sinais analógicos deixem de existir.



disse alguém que já reparou a imagem mudada mesmo. parece até formato widescreen - com aquela faixa preta em cima e embaixo e imagem mais alongada, igual no cinema. não vi ninguém falando sobre as mil maravilhas que a tv proporciona: linhas de definição, cores mais reais, imagem sem interferência... e aquele lance de tv no celular???



se alguém já teve alguma experiência, por favor, conte pra gente.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

ainda tem nokia trends


o fim do ano já tá batendo na nossa porta, mas ainda temos tempo para mais um festival. sim, o nokia trends rola esse final de semana e será o último "grande" festival do ano. vamos dizer, o line up não é nada espetacular - já tivemos melhores anos de nokia trends. dessa vez, o festival optou por miturar tendências e colocou o rock neo-gótico eletrônico do she wants a revenge, o pop rock bacada do phoenix, o synth pop renovado do van she e o tecno anos noventa do underground resistance. além disso, o festival tem os brasileiros the twelves - que prometem! -, diversas participações brasileiras e uma parte de arte e multimídia.



tudo rola no memorial da américa latina. o preço é razoável. os horários são meios ruins. é ver no que vai dar. o motomix mudou a fórmula e teve um resultado mediano... não foi de todo ruim, e valeu ter experimentado.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

JOÃO CABRAL DE MELO NETO





"Dou-lhe aqui humilde receita,
Ao senhor que dizem ser poeta:
O ferro não deve fundir-se
nem deve a voz ter diarréia.

Forjar: domar o ferro à força,
Não até uma flor já sabida,
Mas ao que pode até ser flor Se
flor parece a quem o diga"


joão cabral de melo neto é um poeta bastante preocupado com a forma. sua poesia é freqüentemente chamada de anti-lírica, já que o poema não constrói um mundo sentimental e sim um mundo mais árido - veja como essa atitude é bastante diferente dos poetas que falamos anteriormente. só que tamanho rigor não torna sua poesia menor, muito pelo contrário, é justamente esse trabalho que dá grandeza a joão cabral.



seus livros mais importantes são "o engenheiro" de 1945, "psicologia da composição" de 1947 e seu famoso auto "morte e vida severina" que ganhou versão teatral com música de chico buarque de holanda.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos."


se manuel bandeira foi o grande poeta modernista brasileiro, carlos drummond de andrade pode ser considerado o grande poeta modernista com temática universal. nele a dor metáfisica dos homens e o tempo presente é que os temas principais. com isso, o mundo visto pela poesia de drummond é muitas vezes melancólico, desencantado, amargo e cético. porém, todo esse mundo não deixa de enformar a voz dos nossos anseios mais profundos com uma beleza muito particular.


drummond também teve uma produção bem grande, sendo possível destacar "alguma poesia" de 1930, "sentimento do mundo" de 1940 e "a rosa do povo" de 1945.

MANUEL BANDEIRA


"— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação."



sem sombra de dúvida, manuel bandeira é um dos poetas mais importantes do nosso modernismo - muito embora ele tenha começado a escrever antes da semana de 22 quando o movimento modernista ficaria consagrado. bandeira ocupa esse posto por ter libertado a poesia brasileira das amarras do passado que ainda eram muitos fortes. seu livro fundamental é "libertinagem" que foi publicado em 1930. nele as técnicas de verso livre, ritmo distribuído, linguagem coloquial e temas do nosso cotidiano ganham a vez - coisa que não tinha acontecido de forma tão apurada anteriormente por aqui.



como viveu por 82 anos - apesar da tuberculose - teve uma produção bastante ampla e pode apurar e acompanhar os desdobramentos das técnicas poéticas que desenvolveu.

três poetas brasileiros

o professor camilo indicou três nomes da poesia brasileira para quem nunca tenha se interessa por poesia, são eles: manuel bandeira, carlos drummond de andrade e joão cabral de melo neto - (veja na nossa série especial "entrevistas"). pensando nisso, preparamos um mini especial com os três nomes indicados por ele. não é nada muito profundo, é só para conhecer um pouco.


essa seleção também é legal porque mostra três concepções diferentes embora semelhantes sobre a poesia.


vale lembrar que quando se trata de poesia, sobretudo na internet, é preciso ter muito cuidado com o que você lê. é que circula muito e-mail por aí com textos que dizem ser de carlos drummond de andrade mas que na verdade ele nunca escreveu. por isso, sempre dê uma olhada em fontes confiáveis - de preferência se for um livro escrito pelo próprio autor.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

ENTREVISTA 02: CAMILO LAFALCE

gostamos de pensar sobre o rumo das coisas e entre essas coisas está a poesia, o poema e o fazer poético. justamente por esse motivo, conseguimos uma entrevista com um sujeito mais do que especialista no assunto: o professor Luiz Camilo Lafalce. ele foi nosso professor e muito gentilmente falou com a gente sobre o assunto poesia.


blog: tem gente – aliás, um número considerável – que acredita que poesia nasce dos sentimentos amorosos, dos temas políticos, das rimas, etc. essa imaginação deturpada que está em volta da poesia existe desde sempre ou é um fenômeno recente na nossa sociedade? se a gente fosse 'desmistificar' a poesia como é que teríamos de fazer?



Camilo: A poesia, como qualquer manifestação artística, é produto cultural: a cada época se transforma em função dos valores assumidos pela sociedade que a cria. No início do século XIX, por exemplo, a estética romântica concebeu a poesia como pura expressão dos sentimentos. Já Fernando Pessoa, no século XX, é categórico: "O poeta é um fingidor." De um modo geral, as pessoas ainda têm uma percepção que, no meu modo de ver, é anacrônica. Pra mim, o poema é, antes de tudo, um objeto de linguagem em que se experimenta, buscando sempre a homologia forma/conteúdo, novas percepções das realidades que vivenciamos.



blog: como é que se ensina poesia para alguém? como é que a gente pode deixar todo esse conteúdo interessante para as pessoas?



Camilo: "Ensinar a ler um poema" é expressão comprometedora. Na verdade, as pessoas lêem como querem ler. Ninguém tem o direito de colocar rédeas no leitor. Agora, quando se trata de um curso acadêmico, como o curso de Letras, por exemplo, a coisa é diferente. Esses cursos têm a pretensão de formar leitores/críticos, leitores comprometidos com a análise e a interpretação do texto, tendo por base uma fundamentação teórica consolidada desde Platão e Aristóteles. Daí a necessidade de se trabalhar com aqueles elementos estruturais que constroem o(s) sentido (s) do poema: imagem, sonoridade e idéia.



blog: você pode dizer três poetas fundamentais para quem nunca se interessou por poesia?



Camilo: Restringindo-me a poetas brasileiros, cito três do século XX. É um bom começo: Bandeira, Drummond e João Cabral. Um português: Camões.



blog: e como está a poesia hoje, estão fazendo alguma coisa 'nova'? para onde será que a poesia vai caminhar?



Camilo: Até onde minha vista (fraca e cansada) alcança, as "novidades" (entre aspas mesmo) ficam por conta das experiências poéticas visuais e cinéticas. Agora, é sempre possível a gente ter agradáveis surpresas com textos aparentemente mais tradicionais. Tudo depende da ousadia do poeta (e do leitor).



Luiz Camilo Lafalce é professor do curso de graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.