quinta-feira, 31 de julho de 2008

Tropical Tropicalis


Quem vê TV tá ligado no que eu vou falar. Semana passada rolou um especial sobre o Chacrinha. Para quem não sabe ele foi um apresentador de TV muito famoso nos anos 70/80, antes disso ele tinha um programa de rádio e tal. Chacrinha foi responsável por levar a TV brasileira a nossa cara, a nossa identidade. Ele bolou aqueles programas de calouros, tudo muito colorido, tudo muito festivo e tudo muito divertido.


O programa juntava o mais popular com o mais novo e sério. Todo mundo diz que o Chacrinha era um grande comunicador. É verdade! A frase "Eu não vim aqui para explicar, mas para confundir" é dele.


O Tropicalismo foi nitidamente inspirado nele. Caetano e Gil foram ao programa diversas vezes em cores e sons tropicais.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Frankie Knuckles e a House Music


Quem gosta de house music deve conhecer a figura de Frankie Knuckles - é uma lenda viva. Foi das mãos dele que nasceu a house, ele esteve nos momentos mais importantes dessa história. E tem entrevista dele aqui.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Estamos de volta!




Estamos finalmente de volta a ativa... com uma certa preguiça, é claro! Ainda mais depois de estar em terras fluminenses e ver aquilo que todo mundo no mundo inteiro quer ver - o Rio de Janeiro. Foto clássica da Lagoa Rodrigo de Freitas com Ipanema e Leblon ao fundo... para abrir com o pé direito essa retomada.

domingo, 20 de julho de 2008

sábado, 19 de julho de 2008

Leituras de Kafka


De novo fugindo das leituras técnicas obrigatórias... me lembrei do prazer que é ler Kafka. Dizem que a escrita moderna deve muito a ele, já que criou aquele clima de paranóia e de suspensão do tempo. Além de criar aquela sensação vertiginosa, fantástica e horripilante.


Recomendo a leitura atenta de dois livros que gosto muito: "A Metamorfose" e "O Processo".


To pra ler "O Castelo" qualquer dia desses...

Holy Ghost! - Hold On - DFA Records


Depois do sucesso de "Blind" - Hercules&Love Affair a DFA ataca de banda nova, com faixa nova indo nos embalos da disco music outra vez. Todo mundo tem apontado o Holy Ghost! - "Hold On" como um dos novos hits das pistas. De fato é bom pra caramba.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

em férias

Hey, esqueci de avisar que estou de férias... por isso esse blog está demorando um pouco para ter atualizações. Pode ser que na semana que vem não tenhamos atualização nenhuma vez porque não haverá internet. Mas não se preocupem, sempre que possível alguma notícia ou atualização deve rolar. Nos vemos por aí.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

MUNK disco novo




Munk, a dupla alemã (um pouco italiana também) está de disco novo. Chama-se CLOUDBUSTER. A revista i-D que é "super Disco Futurista e Soul Psicodélico". Tá todo mundo elogiando. Eu ouvi umas faixas e é bem legal mesmo. Tem uma pegada meio ítalo disco... mas nada como muito saudosismo ou ar vintage. Os caras olham é pra frente mesmo. Quando eles estiveram aqui a discotecagem foi bem legal... tomara que venham de novo. Atenção festivais...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

MARCEL DUCHAMP no MAM




MARCEL DUCHAMP: uma obra que não é uma obra “de arte”
16 Jul a 21 Set
MAM SP - Grande Sala


No dia de seu aniversário de 60 anos, 15 de julho (terça-feira), a partir das 20h, o Museu de Arte Moderna de São Paulo inaugura “Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra ‘de arte’”, a maior exposição individual do artista franco-americano já realizada na América do Sul, em parceria com a Fundação Proa, de Buenos Aires, que inaugurará sua nova sede em novembro com a exposição. A curadoria é de Elena Filipovic, co-curadora da Bienal de Berlim e especializada na obra do artista. Complementando a mostra, a Sala Paulo Figueiredo recebe “Duchamp-me”, com obras de artistas brasileiros inspirados no franco-americano e curadoria de Felipe Chaimovich. O patrocínio da mostra fica a cargo da Tenaris Confab e do Itaú BBA.

MAM SP
Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº
São Paulo - SP - Brasil

sábado, 12 de julho de 2008

#15 discos matadores


Eu acho esse disco primoroso. Primeiro porque ele é resultado de aparições de PJ Harvey no programa de rádio de John Peel. Ele, vocês sabem, era um cara super antenado no que rolava de novo e de legal no mundo da música. Todo mundo importante passou pelo programa dele. Segundo, é PJ Harvey coletando suas melhores apresentações ao vivo - em programa de rádio, claro! A gravação mostra a voz dela em estado puro... sem dizer que as composições são ótimas. Alma feminina em sua inteireza. Gosto bastante desse disco, por isso merece estar aqui.

Um pouco de literatura para relaxar...


A literatura do século XX deve muito a esse homem - Ítalo Calvino. Ele foi um dos melhores escritores de romances, novelas e contos... além de grande ensaista e pensador da literatura. Das mãos dele é que saíram grandes clássicos. Ler seus livros é um grande desafio, mas é sempre fascinante porque é uma literatura com estrutura de fábula - aparentemente "simples" - guardando jogos por trás. To lendo para relaxar "O Visconde Partido ao Meio".


O Visconde Medardo vai lutar na guerra contra os árabes, mas leva um tiro de canhão que o divide em dois. Cada uma das metades guarda uma natureza humana - o bem e o mal. Grande livro. Vale a leitura.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O Hype do Management - MGMT


Eu gosto desse disco... muito gente tem atribuído um certo hype em torno dessa dupla e isso tem despertado o ódio de muita gente. Dizem que no fundo é a Sony que investe muito dinheiro e jaba neles. Mas o disco é bom, ainda mais para uma banda iniciante. Eles soam originais e parecem vindos da Califórnia. Na verdade eles são de Nova Iorque. Dizem que o show tem ares de rock progressivo e momentos a lá Yes. Teremos a oportunidade de ver o show por aqui, pois o TIM Festival anunciou ontem que fechou contrato com os caras. Vai ser lá em Outubro. Boa chance de conferir uma banda nova no "auge" de seu lançamento.


Disco recomendado - Oracular Spetacular - sobretudo as faixas "Time To Pretend", "Electric Feel" e "Kids".

Outras revistas


A foto já é antiga mas merece um destaque. É Angelina Jolie em momento privado. Mas a foto é muito boa e está na revista Vanity Fair - que é uma das revistas que gostamos muito. Não tem muito a ver com a nossa cultura, é mais uma coisa americana... mas em termos de designer e inovação essa revista é uma das primeiras. Só para se ter uma idéia essa foto foi feita pela mesma fotográfa que fez a capa da Rolling Stone com John Lennon e Yoko Ono.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

#14 discos matadores


Falem o que quiser, mas eu acho que esse disco merece estar aqui nos discos matadores. Vem das mãos da DFA Records e de Andrew Butler. A DFA já vem trazendo esse revival da disco music desde que os anos 2000 começaram. Só agora o negócio emplacou. Tudo porque a gente quer os vocais e a melodia... e isso o Hercules & Love Affair tem de sobra.

Um livro no meio do caminho



Se você me conhece, sabe que este livro está tirando o meu sono... Ítalo Calvino - As Cidades Inivisíveis. Eu recomendo a leitura.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Revistas que Amamos

Amo revistas que falam sobre arte, cultura, literatura, música e moda. Melhor quando tudo isso vem associado a um designe inovador e uma linguagem que comunica diretamente com a gente. Uma dessas revistas que eu amo é a REVISTA SIMPLES. Tinha edições a cada dois meses, mas não sei porque faz tempo que não vejo uma nova nas bancas. A última foi o número #43. De qualquer forma a turma tá com um blog esperto. Veja mais aqui.







Ausência

Desculpem a ausência nos posts... é que somos uma das vítimas da telefônica. Ela está nos boicotando. Que m****! Assim que possível vamos voltar ao normal.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

EMOÇÃO ART.FICIAL 4.0 - EMERGÊNCIA!

No prédio do Itaú Culural na Avenida Paulista tá rolando a quarta Bienal Internacional de Arte e Tecnologia. Que recebe o simpático nome de EMOÇÃO ART.FICIAL 4.0. O tema dessa edição é a emergência e a imprevisibilidade das obras de arte tecnológicas, o caos, etc. Me lembro que eu tinha um professor que trabalhava com questões de mídia, arte tecnologia... e ele dizia que as máquinas trabalham tanto com a mesmice que chega uma hora em que elas podem criar "inteligência" e produzir algo novo, imprevisto.

Serviço
Av. Paulista, 149. Ter. a sex.: 10h às 21h. Sáb., dom. e dia 9: 10h às 19h. Até 14/9. Livre.

Tem vídeo no youtube da obra ultra nature de miguel chevalier.


terça-feira, 1 de julho de 2008

A vila está quieta...


To gostando bastante de ouvir esse disco. É de uma dupla chamada Quiet Village. Eles lançaram por aí uns remixes e depois lançaram produção própria. O disco é desse ano e deve figurar entre os mais interessantes. Se bem que o pessoal que viu o live deles no Sónar não gostou da apresentação. Acharam burocrático... enfim, o disco é bom, eu indico.

#13 discos matadores



É o Pink Floyd em sua fase inicial com Syd Barret ainda em muito bem. Esse disco é uma obra prima da psicodelia do final dos anos 60. Influênciou gerações inteiras de Beatles a Rolling Stones. Os efeitos sonoros parecem simples hoje, mas para a época eram muito avançados. Eram as novas experiências refletindo na música que as pessoas ouviam.

Sobre o MOTOMIX 2008


Sabe que eu gostei muito do motomix esse ano. Não cheguei a ver todas as bandas nacionais, vi metade do show de uma delas... achei meio parado, meio sem presença, meio crú. Mas a banda era boa, deve melhorar a performance com o tempo. Agora, as bandas internacionais fizeram a minha alegria. Sobretudo o Fujiya & Miyagi e o The Go! Team.


O Fujiya & Miyagi parece mesmo muito influenciado pela música alemã - Can, Kraftwerk, etc. - e pela música japonesa em alguns momentos. Os caras tocam muito bem e tem um show cheio de groove... climático e tudo o mais.


Já o The Go! Team é um show a parte. Eles trocam de posição, cantam, dançam, tocam bateria e o que mais der na telha. É um time mesmo. Fora a presença de palco, as frases em português... um luxo!


E o parque tava bem legal, um fim de tarde agradável e uma noite bem bonita. Tomara que rolem mais motomix de graça e com qualidade. Vida longa ao festival nesse formato.