sexta-feira, 14 de maio de 2010

PROFISSÃO DJ


Alguém leu a notícia sobre a regulamentação dos DJs? É que a Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o esse projeto de lei. Está na Folha de SP de hoje:

"(...) a proposta exige dos DJs diploma de curso profissionalizante, carteira profissional de habilitação e certificado de capacidade profissional emitido pelo sindicato da área.

A exigência de registro é um dos pontos que gera controvérsia entre os profissionais da área. Outro dispositivo polêmico é o que prevê a participação de 70% de DJs nacionais quando um evento escalar um DJ estrangeiro".
Não sou dj, portanto não estou nesse mercado de trabalho. Também não tenho uma casa noturna ou bar. Não sei em que medida isso vai afetar as pessoas que trabalham diretamento com esse tipo de negócio. Mas o que sei é que até hoje todos os melhores djs do mundo, internacionais ou nacionais, nunca fizeram um curso profissionalizante de dj na vida. Muito menos precisaram de um certificado dizendo isso.

Não conheço a legislação trabalhista da noite no resto do mundo, mas imagino que seja como aqui. Não existe uma lei. É tudo em acordo de "cavalheiros".

E essa bobagem de colocar 70% de djs nacionais quando tivermos um dj estrangeiro? Me parece uma coisa tão sem cabimento. Até hoje, sempre fomos aos clubes ver os djs gringos. Eles sempre dividiram as pickups com djs nacionais. Em festivais acontece a mesma coisa. Isso existe desde sempre. Agora determinar a porcentagem e tornar lei?

O projeto de lei me parece anacrônico. Isso sem dizer que cria mais uma burocracia em torno das pessoas que trabalham na noite. Alguém me corrija se eu estiver errado nas coisas que eu disse, por favor?

0 comentários: