quarta-feira, 19 de setembro de 2007

um cidadão que é repórter

pois é, com a internet você vai virar repórter. isso mesmo! agora você terá a chance de escrever matérias, entrevistar pessoas e mostrar a sua versão sobre os acontecimentos da sociedade em que vivemos. típico daquela piada: "não estudou, virou repórter".

e de que forma você vai fazer tudo isso? usando seu blog, seu fotolog, seu celular, sua câmera fotográfica digital - que também filma -, e assim por diante. é nossa chance de reescrever um pouco a história a nossa maneira. curioso é pensar "aonde vai parar esse negócio todo?".

Na Coreira do Sul o jornal OhmyNews já é prova disso. afinal, ele faz sucesso lá e é inteiramente feito por repórteres cidadãos. olha código de ética do OhmyNews:

OhmyNews Código de Ética dos Repórteres

1. O cidadão repórter deve trabalhando tendo em mente o lema de que "todos os cidadãos são repórteres", e identificar a si mesmo como um cidadão repórter enquanto está cobrindo matérias.

2. O cidadão repórter não pode espalhar informações falsas. Ele não pode escrever artigos baseado em assuntos sem fundamento ou especulações.

3. O cidadão repórter não deve usar linguagem abusiva, vulgar, ou qualquer linguagem ofensiva que constitua um ataque pessoal.

4. O cidadão repórter não pode estragar a reputação de outras pessoas escrevendo artigos que infrinjam nossa privacidade pessoal.

5. O cidadão repórter usa metódos legítimos para conseguir informações, e informa clarramente suas fontes da intenção em escrever sobre determinada história.

6. O cidadão repórter não usa sua posição para ganhar uma causa injusta, ou mesmo persegue promoção pessoal.

7. O cidadão repórter não exagera ou distorce os fatos por ele mesmo ou mesmo para qualquer organização que esteja trabalhando.

8. O cidadão repórter pedirá desculpas rápida e prontamente por ter cobrido uma matéria inapropriada ou mesmo quando estiver errado.

0 comentários: