sexta-feira, 7 de setembro de 2007

reflexão sobre cinema

o que deve ser o cinema: entretenimento ou arte cabeça? talvez essa seja uma questão fundamental em tempos de ampla cultura de massa. existem umas idéias disseminadas para a maioria da população de que o cinema deve ser algo que te faça rir, chorar ou se divertir. todo mundo sempre diz "aquele filme é tão legal porque tinha uma história boa e me prendeu até o final". também dizem "aquele filme era tão triste que eu não aguentei e chorei muito". existem aqueles que não gostam de um filme por causa da separação que ele promove com a realidade "aquele filme era muito mentiroso".

quando o filme resolve assumir sua linguagem e ser cinema descarado, aí ninguém gosta muito. quer dizer, tem gente que diz que gosta e no fundo não gosto, mas diz que gosta só para causar impressões.

não existe nenhum problema em pensar essas coisas sobre o filme, o cinema, etc. talvez o caminho para solucionar esse problema e diluir um pouco essas opiniões imprecisas seria estudar um pouco sobre a história do cinema e sobre a construção de um filme. isso não quer dizer que o sujeito precise estudar um tratado de cinema. existem livros simples que dão conta de fazer isso muito bem. não se trata de ter uma opinião cabeça ou não, mas sim de esclarecer dizendo "legal que você tenha achado isso, mas também existe essa outra coisa que é assim e assado".

o gerald thomas outro dia disse algo como estudem um pouco sobre a história da humanidade, afinal a gente já está por aqui há pelo menos 6 mil anos.

pois é.

0 comentários: