quinta-feira, 20 de setembro de 2007

tropicália ia ia ia ia

ainda da tempo de ver no mam rj a exposição TROPICÁLIA que reúne toda a produção artística do período de 1967 a 1972 no Brasil. na verdade a tropicália em si não chegou a se configurar como um movimento artístico total porque a ditadura militar logo ganhou contornos mais firmes - em 68 é assinado o AI-5 - e todos os envolvidos com essas idéias estéticas tiveram de deixar o país.

a grosso modo foi um conjunto de ideais estéticos - se é que podemos dizer dessa forma - que pretendia fazer uma releitura da antropofagia criada por oswald de andrade durante o período modernista das artes brasileiras. daí a idéia de pegar coisas da cultura estrangeira e incorporar a cultura nacional. parece que todas essas sensações circulavam no meio artístico naquele momento e cada um usou a seu modo.

na música caetano, gil, gal, tom zé, torquato neto, rogério duprat, mutantes, etc; nas artes plásticas hélio oiticica, lygia clark, ligia pape, etc; no cinema glauber rocha, rogério sganzerla, etc; na literatura josé agrippino e alguns poetas "marginais"; no teatro as montagens do oficina e dos grupos teatrais engajados; moda; arquitetura, etc, etc, etc... era de fato um momento efervescência cultural.

parte disso pode ser visto nessa exposição que já passou por londres e nova iorque. ela fica no rj até 30 de setembro. depois deve seguir para outros lugares.


0 comentários: