quarta-feira, 22 de abril de 2009

O Twitter é uma onda!


Depois das "cellphone novels" japonesas - espécie de micronovelas escritas através do celular, por torpedo SMS - agora é a vez dos livros escritos através do twitter. Para quem ainda não está por dentro é assim: o twitter é uma espécie de microblog, nele você diz o que você está fazendo em até 140 caracteres. Você também pode dizer outras coisas, não apenas isso. Daí, as pessoas podem seguir você e te acompanhar 24 horas do dia. Ou você pode acompanhar o que as pessoas fazem 24 horas por dia.

O twitter também abre espaço para conversas, discussões, etc. Tudo de maneira bem micro. Acho que isso acaba sendo a encarnação daquela máxima - "post longo em blog ninguém lê". Então, a relação é como no twitter tudo vem micro, todo mundo lê. Creio eu que sim.

Bom, um sujeito que tem um twitter acabou fazendo tantas postagens que o negócio virou quase um livro. E não é que ele publicou! Só saiu nos Estados Unidos, acho que nunca alguém importou o negócio pra cá. Parece que é meio grande. Não sei como é o conteúdo, a linguagem, a trama, o enredo e tal. Mas imagino que deve ser bem pessoal e deve seguir essa linguagem da internet.

Acho difícil a onda pegar aqui no Brasil. A gente mal lê um livro por ano. E como disse um amigo meu "temos mais 'escritores' do que leitores". O mercado não absorve. Independente disso, o twitter até que é uma coisa interessante - quando bem usado.

0 comentários: