quinta-feira, 8 de maio de 2008

richard d james / aphex twin


nem todo mundo conhece richard david james. talvez se a gente disser aphex twin as coisas melhorem um pouco. daí todo mundo deve lembrar daquela música "come to daddy" - assustadora que tinha até clipe na mtv. bom, o fato é que esse moço é dono de um selo musical chamado rephlex/warp - muito importante nos anos 90 para a dance music e para a música experimental.


por esse selo, richard lançou uma série de músicas importantes que plantaram as bases da chamada IDM, ou inteligent dance music. a idéia era mostrar que a dance music poderia ir muito além das pistas, do ritmo bate estaca, dos andamentos e do vocal de divas. ou seja, assunto de gente que entende de música muito bem. nem tudo o que ele lançou funcionou. o futuro que ele previa também não aconteceu. a IDM ficou encerrada em si mesmo, não evoluiu... mas deixou algumas marcas significativas na música underground e obscura. quem quiser experimentar tem nisso um terreno farto.


acho que o richard vai ser lembrado pelas músicas mais "deglutíveis", pelas raridades que ele desenterrou - tipo o black devil disco club, e pelas série analord toda construída com sintetizadores analógicos. outra coisa: ele tem sido bastante lembrado ultimamente graças a essas releituras de acid house que tem sido feitas e a esse tal retorno dos anos 90.


esse ano a gravadora r&s records da bélgica relançou o clássico "selected ambient works 85-92". richard também se apresentou no coachella. dizem que fez uma apresentação muito cabeça, porém interessante. parece que o set já está disponível em mp3 na internet. acho que vale encarar e acho que richard david james merece uma revisãomais séria... o primeiro passo já foi dado.

0 comentários: