terça-feira, 13 de maio de 2008

disco de vinil


vou falar isso sem o menor saudosismo: o disco de vinil é bem mais legal... acontece que desde a invenção do vinil, ele só ganhou status a partir do final dos anos 50 e início dos anos 60. nessa época as gravadoras começaram a se preocupar mais com a concepção de um álbum - um vinil que tinha mais faixas. nos anos 60/70 acontece o auge do vinil com aqueles álbuns conceituais.


depois veio o cd que suplantou em partes o vinil. no começo, o cd foi concebido para ser igual ao vinil. com o passar do tempo descobriu-se que o suporte era diferente, portanto deveria ter outra configuração. nem durou muito chegou o mp3 que está suplantando o cd. acho que a gente só usa cd hoje como suporte para carregar músicas em mp3 para lá e para cá... nem isso, com a chegada do pen-drive com capacidade para milhões de gigas a coisa está mudando mesmo. e o bluetooth?


entretanto... lá no fundo das lojas, lá nas gravadoras... o vinil está voltando para atender aquele mercado que andava meio esquecido. aquele do colecionador que definitivamente gosta tanto da banda que queria comprar um vinil. por conta disso, as gravadoras tem preparado edições de luxo para lançamento em vinil. são coisas de deixar a gente com água na boca... eu mesmo quis comprar uns duzentos... nesse caso a gravadora não está preocupada com vendagem... e isso é bacana!


tem bandas que agora lançam as músicas em cd, mp3 e vinil. tudo junto num estojo lindíssimo... e convenhamos: vinil é bem mais bonito mesmo.

0 comentários: