sábado, 31 de maio de 2008

control - anton corbijn



deus abençoe ian curtis. ele está mais vivo do que nunca nas telas de cinema. com direção de anton corbijn. atuação impecável de sam riley. vá ao cinema, dance e cante durante o filme.

#4 discos matadores


compacto raríssimo de 71 com apenas quatro faixas. tem gravações históricas e importantíssimas. tipo a versão de "vapor barato" no estúdio, "zoilógico" e "você não entende nada" num samba rápido. é a musa gal costa em pleno auge de sua carreira tropicalista. viva gal!

sexta-feira, 30 de maio de 2008

o dragão da maldade contra o santo guerreiro


nos também tivemos a nossa nouvelle vague. glauber rocha em filme de 1968 que está completando 40 anos - foi restaurado e será relançado. é difícil, complicado... mas é parte da nossa história cinematográfica. um homem com uma cabeça impressionante.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

new rave is killing his child

a new rave, o maximalismo, as batidas gordas, pesadas... e a violência. videoclipe de stress feito pelo justice com direção de romain gravas - filho do cineasta costa gravas. tem referências aos clipes do aphex twin, ao laranja mecânica... e o governo francês quer proibir.


quarta-feira, 28 de maio de 2008

primeiras escolhas para o skol beats

como minha avó diz "quem quer agradar todo mundo não agrada a ninguém". é que fiquei um pouco decepcionado com a lista, mas acho que a organização se pautou pela mistura democratica. achei a iniciativa boa e torço para que dê os melhores resultados... da lista internacional escolheria:

-> 2ManyDJs, Agoria, Digitalism, Justice, Steve Angello, Fergie e Makoto.

as datas de votação:

-> DJ Internacional – 28/05 a 8/06
-> DJ Nacional – 10/06 a 29/06
-> VJ – 1/07 a 20/07
-> Formato (local/ horário/indoor ou outdoor) – 22/07 a 10/08
-> Social (ações de responsabilidade social) – 12/08 a 17/08
-> Co-Criação de Conteúdo: o conteúdo do evento também será todo co-criado pelo público, que poderá ajudar na construção da cenografia e colaboração multimídia, enviando imagens e vídeos a serem dispostos.

O resultado da escolha e a revelação do que foi criado e votado pelo público acontecerá dia 22/08.

circa 1978

terça-feira, 27 de maio de 2008

mike simonetti em sp

falando em italians do it better, a vinda de mike simonetti para o brasil já tem data marcada. será dia 21 de junho na festa AVESSO! que acontece no clube vegas. anotem essa data na agenda de vocês, pois a apresentação promete ser incrível.


conselhos musicais da wired


um blog da revista wired lançou a notícia, o povo da folha de sp espalhou e acho necessário reproduzir por aqui: 5 pontos importante que precisam ser modificados para a indústria da música não perder vendas.

1. A música precisa ser ligada com outros produtos e pacotes de entretenimento; (Music needs to be bundled with other products and entertainment packages)

2. Os selos precisam experimentar novos cronogramas e formatos de lançamento; (Labels needs to experiment with new release schedules and formats)

3. De graça não significa sem lucro; (Free doesn't mean no money)

4. Mude as paradas de sucesso; (Change the charts)

5. Confie no DJ. (Trust the DJ)

faz paralelo com aquilo que o mike simonetti diz. para ele, os selos precisam distribuir músicas pela internet em versões variadas, agregar valor a música lançando produtos - para se ter uma idéia o italians do it better lança uma série limitada de vinil + camisetas - fazer festas e shows pelo mundo. e sempre trabalhar muito e com honestidade.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

banda n@ve

sábado teve a "estréia" da banda n@ve. eles tocaram quatro música - sendo um cover dos beatles - dentro do projeto la coque que mistura moda e música. a banda é bem legal... claro, faltam ajustes aqui e ali. o resultado soa contemporâneo... sorte para eles.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

#3 discos matadores


é, caetano outra vez! mas não é à toa... esse disco está lado a lado com o "fa-tal". foi feito em 1972 quando ele estava no exílio na inglaterra. o disco tem canções em inglês junto com canções de roda do interior do nordeste - esse passeio é sensacional. o time de músicos é bem legal. em resumo é um disco bem tropicalista, embora a essa altura o tropicalismo estivesse chegando ao fim...


eu ouço muito esse disco até hoje! obra prima da nossa música.

terça-feira, 20 de maio de 2008

hercules & love affair - live pa

o projeto hercules & love affair finalmente estreou seu live pa. a apresentação no formato banda aconteceu sábado lá no brooklyn em new york. dizem que foi bem legal, pena que antony hegart não pode se apresentar - acho que ele daria aquele ar todo diferente ao show. o negócio todo rolou no studio b - lugar que comanda coisas bem undergrounds em new york. dizem que esse mesmo live pa deve passar aqui no brasil, no segundo semestre. vamos torcer!

*a foto é do site pitchfork.com

o brasil e a dança de ivaldo bertazzo


o coreografo ivaldo bertazzo esteve no programa roda viva de ontem. a entrevista foi muito boa. ele falou sobre o trabalho que ele desenvolve, sobre políticas públicas, sobre a dança, sobre o brasil... o mais interessante era o fato de ele dizer que não temos um percepção corporal muito grande e não temos nenhuma linguagem muito desenvolvida a esse respeito. para ele o brasileiro tem um jeito muito exuberante de mexer, mas falta coordenação motora e ampliação desse repertório - já deixamos de ser o mestre sala e a porta bandeira a muito tempo.


ivaldo também está naquela série do fantástico sobre o corpo em movimento...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

moby dick - herman melville


moby dick do herman melville ganhou novissíma edição pela editora cosac naify. aliás, é uma edição bem bonita e tem até capa branca exclusiva na livraria cultura. eu li moby dick quando estava no colegial... naquela época eu achava os americanos um bobos e achava que eles não tinham nenhuma literatura de relevância. caí do cavalo! depois de melville descobri tanta coisa boa na literatura deles...


esse livro, particularmente, é uma das coisas mais lindas que já li. a caça da baleia, a transformação da américa, o encontro consigo mesmo e com seus medos. coisa de outro mundo. e histórias do mar sempre fascinam a gente... recomendo a leitura.

sábado, 17 de maio de 2008

#2 discos matadores


já falei sobre esse compacto em outra ocasião... mas gosto tanto dele. é também um dos registros musicais mais importantes - muito embora a qualidade da gravação deixe um pouco a desejar. mas enfim, é caetano com mutantes em plena boate sucata no centro de são paulo.


aqui também se vai do samba até o rock. dizem e eu repito é quando "aracy de almeida encontra com jimmy hendrix". a minha faixa preferida é "marcianita"... mas tem "a voz do morto". e "saudosismo" escrita em inspiração de noel rosa.

#1 discos matadores


esse disco fez - e ainda faz! - muito a minha cabeça. no auge da ditadura militar, caetano e gil no exílio, o tropicalismo chegando ao fim... gal se juntou a uma turma da pesada e fez um dos discos mais importantes da nossa música. chego a pensar que se esse disco não fosse feito não haveria a geração do desbunde e tudo o mais.


o disco é ao vivo e foi gravado no rio de janeiro. o povo da contracultura enchia as famosas dunas da gal para fazer topless, fumar, cantar e conversar. depois aplaudiam o pôr-do-sol e iam para o teatro ver esse show.


a primeira metade é inteiramente voz e violão. depois vem uma banda completa com toda força - baixo, guitarra e bateria - e tudo pega fogo. o melhor desse disco é o fato de ele passear por um repertório musical brasileiro que vai desde a música tradicional até o rock setenta passando pela bossa nova. samba canção, samba de roda, batucada... está tudo aí. e tem a versão seminal de "vapor barato". dilacerante!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

dois filmes desse final de semana


bom, parece que esse final de semana todo mundo vai correr para assistir o novo filme do indiana jones. muitas salas vão exibir o filme. engraçado, me lembro de ler no jornal que estavam filmando... parece ue não demorou muito e já entrou no circuito.


timidamente também tem a estréia do filme "control" sobre o vocalista ian curtis. o filme foi um sucesso na europa. passou aqui na mostra internacional de cinema também. pena que não entra em mais salas, provavelmente por causa do indiana jones.
-> enquanto isso, lá em cannes... os filmes brasileiros estão sendo destaque no festival. fernando meirelles mostrou "blindness" sobre o livro "ensaio sobre a cegueira" de josé saramago; matheus naschtergale mostrou um filme também e daniela thomas/walter salles devem mostrar mais um.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

comentário bobo sobre um texto de walter benjamin


li ontem um texto do pensador alemão walter benjamin chamado "experiência e pobreza". nesse texto, ele fala sobre a transformação pela qual a sociedade passava após o final da primeira guerra mundial.


explicando de maneira bem prosaica, o que ele nos diz é que no passado os mais velhos passavam suas experiências culturais para os mais novos de modo que esses compreendessem a tradição que os precedia. porém, logo após a guerra - experiência da barbárie - não há mais o que se transmitir. o mundo da experiência se tornou uma tábula rasa. e o mundo moderno que nasce pretende "apagar os rastros" de qualquer pertencimento a terra e a tradição que nos precede.


é realmente muito impressionante a maneira como ele desenvolve as idéias a partir de imagens que observa. o texto ganha um grau metafórico muito grande. o que é bem diferente do theodor adorno, por exemplo.


enfim, ler walter benjamin é uma experiência bastante angustiante... para o bem!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

conversas sobre 68

o ano de 1968 será lembrado hoje numa palestra com o escritor zuenir ventura no sesc vila mariana. é que esse ano teremos comemorações em função do maio de 68 na frança. são 40 anos desde de então. zuenir já escreveu dosi livros sobre os acontecimentos no ano de 1968, no brasil e no mundo. é tudo grátis.

terça-feira, 13 de maio de 2008

caetano em progresso


caetano veloso está com um novo 'experimento' chamado "obra em progresso". trata-se de uma série de shows que devem acontecer durante os meses de maio, junho e depois até o final do ano quando o 'experimento' resulta num novo cd.

a idéia toda surgiu depois que caetano lançou o disco "cê". o desejo dele foi "abordar o samba com um trio de rock moderno. A decisão é ir, por esse meio, mais longe do que já fomos em "cê", na criação de um som novo e nosso".

a pequena banda - apenas com baixo, guitarra e bateria - deve acompanhá-lo nesse empreitada. a idéia é bacana e parece que tem tudo para dar certo. imagine se ele embarcar em algo experimental mesmo... melhor ainda seria se fosse algo despretensioso como a orquestra imperial - com arranjo de gafieira, sim senhor!

disco de vinil


vou falar isso sem o menor saudosismo: o disco de vinil é bem mais legal... acontece que desde a invenção do vinil, ele só ganhou status a partir do final dos anos 50 e início dos anos 60. nessa época as gravadoras começaram a se preocupar mais com a concepção de um álbum - um vinil que tinha mais faixas. nos anos 60/70 acontece o auge do vinil com aqueles álbuns conceituais.


depois veio o cd que suplantou em partes o vinil. no começo, o cd foi concebido para ser igual ao vinil. com o passar do tempo descobriu-se que o suporte era diferente, portanto deveria ter outra configuração. nem durou muito chegou o mp3 que está suplantando o cd. acho que a gente só usa cd hoje como suporte para carregar músicas em mp3 para lá e para cá... nem isso, com a chegada do pen-drive com capacidade para milhões de gigas a coisa está mudando mesmo. e o bluetooth?


entretanto... lá no fundo das lojas, lá nas gravadoras... o vinil está voltando para atender aquele mercado que andava meio esquecido. aquele do colecionador que definitivamente gosta tanto da banda que queria comprar um vinil. por conta disso, as gravadoras tem preparado edições de luxo para lançamento em vinil. são coisas de deixar a gente com água na boca... eu mesmo quis comprar uns duzentos... nesse caso a gravadora não está preocupada com vendagem... e isso é bacana!


tem bandas que agora lançam as músicas em cd, mp3 e vinil. tudo junto num estojo lindíssimo... e convenhamos: vinil é bem mais bonito mesmo.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

provocações - tv cultura


gosto bastante de assistir aquele programa "provocações" que passa na tv cultura com apresentação do antônio abujamra. os convidados são os mais diversificados e as perguntas as mais inusitadas. além disso existe uma ironia explícita nas perguntas e afirmações... a direção fica a cargo de gregório bacic que fez já trabalhou numa série de programas para rádio e tv.


gosto do programa, mas não tenho aquele idolatria boba e aquele ar de "sou culto porque assisto isso". o programa é bom, o apresentador é inteligente e o diretor também. fazer o quê?


passa às quintas e tem reprise...

domingo, 11 de maio de 2008

BLOGS DE MP3


não paro de ouvir disco esses dias... e to ouvindo um monte de velharias. acho que uma das coisas boas na internet oi ter democratizado o acesso a informação. antigamente pra você conhecer grupos, bandas e coisas "obscuras" do passado só sendo um dj, jornalista ou aficcionado. daqueles tipos que frequentam os sebos e feiras secretas... havia algo de romântico nisso... com a internet a coisa se transferiu para ficar horas na rede atrás de alguma coisa.


por isso, não vejo com maus olhos esses blogs de mp3 que divulgam - ou melhor, compartilham - por um tempo aquele álbum, aquela faixa e depois tiram do ar. e o bom da internet é que aqueles disco raríssimos que só tinham 10 cópias também podem ser salvos do anonimato...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

sobre o outono


com o outono chegando a cidade fica esse friozinho, esse tempo meio nublado e aquela luminosidade incrível nos dias de sol. acho que a gente mora num país tropical e a primavera e o verão são o auge da nossa felicidade. o outono é mais para refletir, para pensar na vida... e para tornar a nossa paisagem menos exuberante e mais natural. eu gosto do outono...

quinta-feira, 8 de maio de 2008

novas do motomix

pois é, o chromeo não vem mais ao motomix! a banda cancelou sem nenhum motivo aparente. será substituída pelo go! team. fica faltando só mais uma atração internacional para completar o line up.
aliás, já estão abertas as inscrições para novos talentos se apresentarem dentro do festival. ano passado tivemos muitas surpresas nesse quesito. se eu fosse da organização do motomix! além de fazer o festival de graça no ibirapuera, ainda trazia várias atrações internacionais de peso... pra acabar com os outros festivais que vem no segundo semestre.

richard d james / aphex twin


nem todo mundo conhece richard david james. talvez se a gente disser aphex twin as coisas melhorem um pouco. daí todo mundo deve lembrar daquela música "come to daddy" - assustadora que tinha até clipe na mtv. bom, o fato é que esse moço é dono de um selo musical chamado rephlex/warp - muito importante nos anos 90 para a dance music e para a música experimental.


por esse selo, richard lançou uma série de músicas importantes que plantaram as bases da chamada IDM, ou inteligent dance music. a idéia era mostrar que a dance music poderia ir muito além das pistas, do ritmo bate estaca, dos andamentos e do vocal de divas. ou seja, assunto de gente que entende de música muito bem. nem tudo o que ele lançou funcionou. o futuro que ele previa também não aconteceu. a IDM ficou encerrada em si mesmo, não evoluiu... mas deixou algumas marcas significativas na música underground e obscura. quem quiser experimentar tem nisso um terreno farto.


acho que o richard vai ser lembrado pelas músicas mais "deglutíveis", pelas raridades que ele desenterrou - tipo o black devil disco club, e pelas série analord toda construída com sintetizadores analógicos. outra coisa: ele tem sido bastante lembrado ultimamente graças a essas releituras de acid house que tem sido feitas e a esse tal retorno dos anos 90.


esse ano a gravadora r&s records da bélgica relançou o clássico "selected ambient works 85-92". richard também se apresentou no coachella. dizem que fez uma apresentação muito cabeça, porém interessante. parece que o set já está disponível em mp3 na internet. acho que vale encarar e acho que richard david james merece uma revisãomais séria... o primeiro passo já foi dado.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

andy warhol sempre!


andy warhol foi considerado esse ano - ou o ano passado, eu acho - o artista plástico mais caro do mundo graças ao leilão de suas obras. particularmente, gosto bastante do trabalho dele e das idéias que ele teve. não sei se ficou muito datado. o fato é que ele foi o grande inventor da arte pop e disseminou seus fundamentos por aí. as pinturas, os filmes, as perípecias... meu sonho de consumo é ter aquele livro "warhol giant size".


visite o site dele warholstars - andy warhol films, art and superstars.

o futuro da música: festivais, mp3 e muito mistério

li por aí, não me lembro onde, que a revista spin tem uma entrevista com perry farrell - o criador e organizador do festival lollapalooza. entre tantas coisas ele diz que hoje em dia para conseguir um headliner num festival você precisa buscar bandas de décadas passadas e muito em breve não vai haver muitas opções. tudo porque a indústria musical vem passando por modismos muito rápidos. o sujeito lança uma banda hoje, faz sucesso e depois desaparece.


confesso que essa conclusão dele me deixou um pouco assustado no começo. mas depois pensei que isso deve ser um sinal dos tempos. não tem jeito, não vamos conseguir deter esse tipo de coisa. é muito provável que as bandas apareçam, levantem grana com shows e com uma pouca vendagem de mp3... e só se forem muito boas eles poderão permanecer mais do que três anos.


o jeito será apostar nas coisas independentes/undergrounds. detalhe: essas nem sempre são tão conhecidas do grande público e nem sempre são sinônimo de dinheiro, sucesso, fama e glória. o que será que vai acontecer?


é como diz aquela história... o pop vai finalmente comer a si mesmo.

terça-feira, 6 de maio de 2008

moda e arquitetura



o arquiteto holandes rem koolhaas está lançando livro - que já ganhou tradução para o português de denise bottmann pela cosac naify - chama-se "NOVA YORK DELIRANTE". é bom ficar de olho porque rem koolhaas tem sido considerado um dos nomes mais importantes no mundo da arquitetura;


jum nakao faz palestra hoje sobre criação de roupas... ele deve falar sobre o mítico desfile "a costura do invisível" que apresentou no sp fashion week anos atrás. no desfile, as modelos usavam roupas de papel que no final foram rasgadas. jum, além de bom estilista, é uma pessoa com muitas idéias boas a respeito de moda e sabe falar como ninguém;


segunda-feira, 5 de maio de 2008

pensamentos sobre blogs

e continuo com minha obsessão por descobrir como se faz um blog. é que ontem, lendo o jornal, me ocorreu de perceber muitas vezes a citação ao blog. isso mesmo! mas se você olhar pra essa tal de blogosfera vai ver que tem muita coisa ruim... e muita coisa boa também, é verdade. não deixo de pensar que o blog precisa ter textos curtos, ter um mesmo perfil de conteúdo e precisa ser escrito despretensiosamente... será que é só isso?

domingo, 4 de maio de 2008

dois filmes...

dois filmes nesse final de semana para fecharem o feriadão: "um beijo roubado" e "o sonho de cassandra". não vi na seqüência, vi um em cada dia. os dois muito bons! recomendo... contardo calligaris escreveu um texto bem legal sobre "um beijo..." na coluna dele. e "o sonho..." é woody allen nessa fase londrina de leituras russas.

Maio de 68 - MAIS!


o caderno mais! da folha de sp trás hoje um especial sobre o famoso maio de 68 francês. o especial é bem completo e bem interessante por clarear certos mitos que rondam essa data. tem muita gente por aí que ainda vive achando que estamos em maio de 68. alguma coisa realmente sobrou de lá, mas muita coisa mudou... e alguma coisa ruim também está por aí.


se você é jovem e acha que os anos 60 foram demais tenha cuidado! há uma diferença tremenda entre a realidade e o romantismo que criamos em torno das coisas, das datas, das épocas e tal. como diz um amigo meu, esse distanciamento pode nos ter dado uma clareza incrível e uma sensação de que não havia razão... não sei, não sei... o que vocês acham?

sábado, 3 de maio de 2008

discussões do skol beats


dei uma olhada nos grupos de discussão sobre o skol beats... minha primeira impressão é que as conversas estão um pouco desordenadas. acho que nas próximas semanas a turma do skol deve arrumar o fórum. também achei as sugestões de line up muito específicas e particulares a uma turma. como o skol é para muita gente não sei se isso dá muito certo. gostei que na indicação de lugar o anhembi está disparado. acho que a idéia de separar por gênero é um pouco antiga... não sei o quando estes grupos vão refletir uma opinião real... acho que vai ser duro peneirar as idéias.



como estou com preguiça de me cadastrar lá vou emitir minha opinião aqui: o skol podia dar uma olhada nos festivais de fora e pescar as coisas boas: sònar espanha, coachella, etc. claro que o skol deveria também ficar de olho nas cenas dos clubes, etc.


deveria haver duas tendas uma mainstream e uma mais experimental - não há como fugir disso em termos de dance music. daí poderia vir o justice, o pessoal da ed banger - eles atraem bastante gente -, podia vir o kraftwerk - que sempre atraí gente -, o portishead, o depeche mode seria um headliner bom e mais pop... mas seria bom pro festival.


para uma ala mais experimental poderia vir o erol alkan, o calvin harris, o aphex twin, alguém da dfa - tipo juan maclean, hercules & love affair, etc -, acho que tinha de vir o lindstrom que vai lançar disco novo e fez uma apresentação incrível num festival nos estados unidos, tinha de vir o prins thomas, e alguém dessa cena nu disco... alguém da italians do it better...


mas tem uma coisa: eu sei que as tendas de drum'n'bass e de trance atraem muita gente e são tradição no skol. se elas saírem o festival receberia muitas críticas. é um impasse a ser resolvido.

sobre a cena francesa

ontem, é, acho que foi ontem... tava vendo na mtv uma matéria a respeito da "nova" cena francesa de dance music. tinha uma série de djs e produtores brasileiros comentando sobre essa cena, falando da new rave, do electro mais pesado, etc. todo mundo apontava o "french touch" e o daft punk como os pais dessa geração... ok, eles tem muita razão no que eles diziam... o daft punk realmente influenciou essa cena... o problema é que a matéria só ficou nisso da ed banger.


a mtv esqueceu de falar sobre o restante do que vem acontecendo na frança. existe um pessoal do tecno francês que é bem legal. isso sem falar no pessoal da tigersushi, na dirty, etc. ou seja, os franceses não se resumem só a ed banger...


outra coisa: não é só a cena francesa que anda boa... muita gente nos estados unidos também está fazendo coisa pra lá de legal... e tem berlim! e eu vi o justice quando eles nem eram tão famosos assim... claro, hoje eles estão bem diferentes e bem mais maduros...

GLASS CANDY NO BRASIL


depois de um feriado de 1º de maio chuvoso e frio... um dia de sol... e com uma notícia bem boa: glass candy vai aparecer por aqui - no brasil - nos dias 02 e 03 de outubro. provavelmente será para o festival sònar que rola nessas datas aqui em sp. pelo menos é isso que deve acontecer, vc cabe essas coisa mudam sempre... enfim é isso!
só lembrando que mike simonetti vem antes... lá pelo mês de junho. li uma entrevista bombástica com ele. depois comento mais.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

funk carioca, pós-funk...

se o funk carioca está sainda da moda eu não sei... sei que "créu" foi um pouco demais... o que sei também é que deize tigrona do hit "injeção" vai cantar hoje no milo garage na noite do selo peligro. chance de ver um funak carioca mais "tradicional" já que a todo mundo anda falando em moderno funk carioca, pós-funk, etc. e tenho dito!