quarta-feira, 17 de junho de 2009

Romances com Melhor Início

Vi em alguns blogues, o pessoal falando a respeito dos romances com início mais eletrizantes. E sempre que leio essas coisas, penso particularmente no livro No Caminho de Swann de Marcel Proust - livro que faz parte da famosa série Em Busca do Tempo Perdido composta de 7 volumes.

"Durante muito tempo, costumava deitar-me cedo. Às vezes, mal apagava a vela, os meus olhos fechavam-se tão depressa que eu nem tinha tempo de pensar: Adormeço." (Tradução: Mario Quintana)

Acho esse começo muito impressionante. Primeiro porque ele descreve um momento realmente imperceptível para qualquer um de nós. Depois porque esse evento será fundamental para todo o romance. E tenho a impressão que ninguém tinha escrito antes, dessa forma singela, sobre o assunto. Só esse começo já vale todo o livro - que é para ser lido durante a vida toda.




* Reprodução da capa da nova edição que está sendo publicada pela Editora Globo. Edição muito bonita e bem cuidada. Recomendo!

0 comentários: