quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Linha de Passe - 2008


Putz! Gostei tanto e "Linha de Passe" - Walter Salles e Daniela Thomas. Teve uma amiga minha que falou que o filme era um retrato da realidade, que não se diferencia em nada da vida de muita gente por aí, etc. Ela tem razão, mas acho que a beleza do filme está justamente nisso. Ele retrata histórias da vida real, de gente pobre que batalha pra caramba todos os dias e sempre toma na cabeça.

Muito bem. Só que ao invés de ficar naquela história de pobreza, de vida miserável... o filme transforma a história daquelas pessoas em histórias universais. Os dramas que eles vivem poderiam ser vividos por muita gente por aí.

Quem como Dario não teve de enfrentar diversas 'peneiras' para conseguir alguma coisa na vida? Quem como ele também não sofreu por estar ficando mais velho e perdendo oportunidades? E aquela história do Dinho de fé... nossa tem tudo a ver com as nossas próprias crenças - independente de religião e tal. A vida ou seja lá o que for sabe nos atingir em cheio no lugar certo. E falta fé? Vai ver falta mesmo e quando tudo está perdido nada faz muito sentido. Nem a fé. Isso sem falar da história da mãe, do irmão mais novo e do irmão mais velho.

É de fato um filme de muita sensibilidade. Muito bonito.

Ainda mais se a gente pensar nos filmes anteriores da dupla. O primeiro "Terra Estrangeira" (1995) tratava do drama de um jovem classe média baixa que deixava a vida no Brasil e ia tentar a sorte em Portugal. Aquela sensação de se sentir estrangeiro dentro e fora da própria terra, do próprio país. Depois teve "O Primeiro Dia" (1999). Acho que aqui o drama girava em torno das grandes expectativas que temos em relação as mudanças na vida. Queremos sempre que algo de 'divino' aconteça para que nos arrebate. E acontece tudo de maneira bem diferente.
Enfim, tomara que a dupla continue assim - fazendo sempre grandes filmes.

0 comentários: