domingo, 30 de agosto de 2009

Novo filme de Lars Von Trier


Fui ontem assistir ao Anticristo - novo filme do Lars Von Trier. Em resumo, e para dizer logo, achei o filme bastante perturbador mas gostei muito do que vi. É um filme cheio de polêmicas mesmo porque toca em assuntos obscuros: religião, moral, sexo, mutilação, etc. Umas quatro pessoas abandonaram a sessão antes da metade. Tem sofrimento em doses extras.

Aí vc deve me perguntar: mas qual é a beleza de um filme como esse? É fato que Lars Von Trier é um dos melhores diretores da sua geração. Ele consegue transformar uma história pesada como a perda de um filho em algo arquetípico. A figura feminina, a força da natureza, os símbolos da bruxaria e da magia negra medieval estão todos espalhados. E tudo parece fazer referência a figura feminina, a ideia da era matriarcal, a maldade do mundo e tantas coisas mais. A gente tem de lembrar ainda que todos os filmes de Von Trier tem grandes protagonistas femininas. Portanto, o horror do filme fica interessante na sua força simbólica. Charlotte Gainsbourg ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Cannes - uma bela interpretação da moça que entrou de cabeça no universo do diretor.

Dizem que Von Trier enlouquece todos que trabalham com ele, só que ele consegue arrancar dos atores cenas impressionantes. E as imagens da primeira sequência do filme são de tirar o fôlego. Acho que não existe coisa parecida por aí. Material de primeira qualidade.

0 comentários: