quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arthur Russell - Documentário


Esses dias fui assistir a um documentário sobre o Arthur Russell. Se você não conhece, devia conhecer. Ele foi um grande músico, compositor e produtor americano. Quando criança estudou violoncelo, nos anos 70 fugiu para São Francisco, morou numa comunidade hippie, conheceu o Allen Ginsberg e se envolveu com essa cena libertária. Depois foi pra Nova Iorque trabalhar numa escola experimental de música. Lá conheceu um monte de gente importante e foi daí o seu envolvimento com a música pop. No final dos anos 70 ele se conheceu os clubes de Nova Iorque que estavam fervendo na época. Foi paixão a primeira vista. Assim, ele começou a compor coisas para o que seria as primeiras sementes da dance music e coisas como a house music.


Achei documentário bem bacana, mas sinto que faltou colher mais depoimentos importantes. Faltou gente como o David Mancuso, François Kerkovian e tantos outros. Em contrapartida o documentário aborda bastante a vida pessoal do Arthur Russell e tem depoimentos incríveis dos pais dele, do namorado e amigos.


Parece que tem um vasto material que nunca foi publicado e muita coisa ficou imcompleta. Uma pena. Se estivesse vivo, Arthur teria levado a música pop a limites jamais antes imaginados. É mais engraçado ainda, pensar que toda a geração dele mudou a dance music num breve período de tempo. Muitos já morreram e deixaram coisas incríveis.

0 comentários: