sábado, 26 de abril de 2008

a tragédia clássica - nelson rodrigues e antunes filho


fui assistir ao espetáculo "senhora dos afogados" com direção do antunes filho. tenho de dizer que essa montagem tem realmente algo de extraordinário. quem já leu nelson rodrigues, quem já viu montagem de suas peças por aí, deve saber como o texto dele tem uma dicção toda brasileira, um jeito de falar e de ser todo brasileiro... acontece que nessa montagem essa dicção se transforma. antunes filho muda completamento o registro vocal dos atores - e isso é uma coisa muito interessante porque ele tem buscado cada vez mais um trabalho de voz, de modo que a fala de forma ao espetáculo.


a encenação, o preto e branco, a exploração total do palco, os símbolos, os mitos, o popular e o erudito - tudo isso também está lá. e nelson rodrigues ganha ares de tragédia grega, de clássico universal.


tudo isso certamente vem de anos de experiência de antunes filho e do resultado de todos os trabalhos anteriores dele. eu concordo muito quando ele diz que o ator precisa ter uma formação humana muito grande para poder interpretar. por isso ele insiste muito nas leituras, na psicanálise, na coisa cultural.


a peça tem uma força muito grande, realmente. e antunes filho disse que demorou anos para entender e conseguir resolver o conflito existente dentro dela. vale a pena ver.

0 comentários: