sexta-feira, 29 de maio de 2009

Jacques Renault em SP

Jacques Renault toca na cidade, hoje. Ele é um dos caras mais bacanas do momento. Espécie de cria da DFA, o moço inclui em seu chart: disco e house NY - lembra do que andaram falando sobre isso? É uma chance boa de acompanhar de perto o que as pessoas estão ouvindo no underground chic de NY. E também de saber o que anda passando na cabeça dos caras da DFA.




A apresentação rola no D-Edge - Freak Chic (noite que, se não me engano, foi idealizada pelo querido Marcos Morcerf).

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sucesso, aqui vou eu


Na maior correria, acho que final de mês é sempre assim, né? Bom, to "reouvindo" um disco da Rita Lee de 1970 - BUILD UP. Ela tinha acabado de sair dos Mutantes, acho que era o primeiro disco solo. As letras tem uma inocência mágica e os sons são bem intimistas e tal. O disco é despretensiosamente pretensioso. Ganha a gente pela simplicidade. Se fosse nos dias de hoje, dificilmente ela conseguiria fazer um disco como esse. Acho que ele tem muito a ver com aquela atmosfera dos anos 70.


Parece que a Miranda Kassim refez um dia desses esse disco num show cover - faixa a faixa.

Sem nostalgia!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Michel Haneke - Palma de Ouro

Michel Haneke ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Ok! A notícia já é um pouco antiga. Mas tava vendo um trecho no youtube e me pareceu bem interessante. Quem não se lembra, esse diretor já fez grandes filmes como "A Professora de Piano" e "Cache".

Queria ter achado o trailler, mas não encontrei. Alguém sabe qual a previsão de estréia do filme por aqui?

sábado, 23 de maio de 2009

House is a Feeling


Kin Ann Foxman em passagem pelo Brasil deu uma mini entrevista para o rraurl. E olha que interessante, ela diz que música com vocal está em alta, consequentemente a house com vocal também. Lendo isso, fiquei pensando que estamos retornando ao processo organico de ouvir dance music. É claro que esse processo não começou agora, ele já vem desde o começo dos anos 2000 com aquela coisa do disco punk, neo disco e retorno da disco. Acho que as pessoas estão cansadas de ficar no lance do tecno reto, duro, etc. Todos estão procurando mais melodias e coisas diferentes.

De repente isso é uma ingênuidade da minha parte. Uma empolgação pela frase dita pela Kin. Prefiro acreditar que não. Somado ao retorno dos vocais, temos o retorno do vinil, por exemplo. E acho que os produtores de dance music estão cada vez mais preocupados em soar menos sintético. As pessoas, definitivamente, vão as pistas para dançar e se divertir. Para conseguir isso é preciso um pouco de sentimento naquilo que faz. Ninguém até hoje conseguiu inventar um tipo de sentimento falso.

Esses dias mesmo, estava ouvindo uma música com um instrumental lindo! De repente, entra um vocal tão bonito e com uma letra simples falando sobre o amor. Daí me lembrei daquela expressão "house is a feeling". Não é que as pessoas tenham de ser mais iluminadas que as outras para perceberem isso. Acho que todo mundo é capaz de perceber isso quando quer perceber isso.

Ah! são divagações. Qualquer dia explico melhor.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Amar ou Odiar?



Tão acompanhando o Festival de Cannes? Eu to lendo as coisas pelos jornais e um pouco pela internet. Tão dizendo que esse festival vem cheio de grandes nomes do cinema e tal. Até o momento, o que mais me chamou atenção foi esse burburinho em torno do novo filme do Lars Von Trier. Eu gosto dele. Não vou dizer aqui que ele é o melhor diretor do mundo - até porque ele mesmo já disse isso. Mas acho que ele sabe das coisas e monta filmes interessantes.

To morrendo de vontade de ver esse novo (olhem o trailler!). Pode ser que eu deteste, mas que eu quero ver... ah! eu quero.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ausência

Desculpem a ausência. É que esses dias estou numa correira danada, trabalhando, estudando e pesquisando coisas. Afinal, a gente precisa cuidar do nosso futuro, né? Senão quem é que vai cuidar pela gente?

Mas não sumam. Estou por aqui e pretendo voltar com textos a qualquer momentinho. Hoje estou apenas curtindo uma sexta-feira chuvosa.

sábado, 9 de maio de 2009

Sonic Youth - Eternos


To ouvindo o novo disco do Sonic Youth - uma das minhas bandas preferidas. É bem legal, viu! Acho que eles deixaram um pouco aquele experimentalismo dissonante do disco "Nurse" e continuam no caminho bem sucedido do "Rather Ripped". As guitarras estão mais calma embora os ruídos estejam lá; existe espaço para belas canções, para Kim Gordon e Thurston Moore exibirem seus dotes vocais; a bateria tem aquela levada bacana. Enfim, fiquei pensando como é legal quando uma banda sabe se reinventar apenas sendo ela mesma.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como é que se escreve um blogue?

Ontem, estava lendo uma entrevista de um professor de jornalismo. Ele falava sobre internet, crítica e os fenômenos da comunicação nesse meio. Achei bastante interessante quando ele diz que os blogues já sofrem o problema de todas as outras mídias: a audiência. Ele vai mais além quando diz que os blogueiros, na verdade, sonham em escrever para algum grande portal.

É triste admitir que isso seja uma grande verdade. E qual é o problema de tudo isso? Em busca de audiência, os blogues acabam seguindo as grandes mídias ao invés de criar uma voz de contraponto a tudo isso. Os blogues, em tese, deveriam ser uma voz alternativa (não gosto muito das associações que esse termo carrega, por isso, leiam diferenciada) entre todos os meios de comunicação. É verdade que a internet possibilitou a manifestação de opiniões e ideias de todas as pessoas do mundo. Com o nascimento dos blogues, qualquer um poderia manifestar uma opinião, divulgar suas ideias, etc. Mas, infelizmente esse processo não caminhou para um lado diferente. Cada dia mais os blogues e a internet sofrem uma pasteurização de ideias, um encurtamento da memória e do pensamento. Além disso, os blogues estão ligados aos grandes portais da internet, de uma maneira ou de outra.

As mesmas ideias fazem eco no que os grandes jornalistas veem dizendo. Que a internet não é e nem pode ser um fim em si mesmo. Ou seja, não podemos ter a internet como única fonte de pesquisas. As verdadeiras fontes ainda são reais: livros, jornais, revistas, professores, pessoas, etc. Uma ideia plantada na internet tem a tendência de se proliferar e ser copiada ao infinito. A internet é o tempo dos fatos, ela registra fatos e não gera reflexões. Ela deve servir somente como ponto de apoio e quem sabe de partida, nunca como ponto de chegada.

Por isso, fico pensando, como seria um blogue bom de verdade e qual seria a maneira mais interessante de blogar?

*gosto da maneira portuguesa de dizer "blogue" com "ue" no final.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Fiquem de olho também


Outra pessoa em quem temos de ficar de olho: Thiago Pethit. O rapaz lançou um EP chamado "Em Outro Lugar" que é bem bonito e que chamou atenção de muita gente da mídia especializada. Passeando pelo universo folk, as canções são bastante elaboradas tanto em termos sonoros quanto em termos de letras. Thiago parece que não está preocupado com o sucesso e faz tudo bem devagar e cuidado. Acho essa característica importante nos dias de hoje. Nada de pressa.

A imagem é do single que ele está lançando: Fuga nº 01.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

ADARIV | CULTURAL


Esse final de semana tem Virada Cultural 2009. Acho que vai ser um pouco tímida em relação ao ano passado. A única ousadia vai ser essa histórias dos artistas tocarem um disco importante de sua carreira, faixa a faixa. Tem também o palco dedicado exclusivamente a discografia de Raul Seixas - com presença dos Panteras e de Marcelo Nova. Por que será que não chamaram o Paulo Coelho? Será que ele vai aparecer escondido lá nos bastidores?

Achei besteira a organização ter abandonado o palco de bandas "indies". Isso deveria permanecer. Também acho que a organização deveria investir em coisas mais ousadas em alguns setores. De qualquer forma, adoro a ideia, acho bem executada e acho que agrada a gregos e baianos. Afinal, esse é o espírito da coisa.