segunda-feira, 30 de junho de 2008

Como se tornar um diretor de teatro?


Não sou nenhum diretor de teatro para dizer essas coisas, mas durante algum tempo levei bastante a sério essa minha vontade. Li muito e continuo experimentando teatro, por isso, acho que posso dizer essas coisas. É que esse final de semana fui assistir a peça do Felipe Hirsch - "Não Sobre o Amor". E fiquei pensando em como ele é um dos melhores diretores da geração... e como ele é um dos melhores nesse momento. Daí pensei em como ele teria se tornado um diretor de teatro. Ele mesmo é a pessoa que deveria responder essa pergunta. Como não tenho como perguntar, resolvi escrever eu mesmo... com meu ponto de vista.


1. Leia muita literatura - leia de tudo, romance, contos, novelas, etc. se você não tem idéia por onde começar vá para os clássicos. Um clássico nunca sai de moda e tem sempre algum motivo para estar lá. Depois apele para as mil listas que existem por aí; assim você vai criando um critério e descobrindo coisas.


2. Leia muito teatro - tem de ler teatro e ler muito sobre teatro. Críticas, teóricos, textos, manuscritos, etc. Tudo!


3. Viva o teatro - você tem de assistir teatro, frequentar o teatro e se possível viver a experiência do teatro mesmo. Faz uma peça, encene, seja ator, seja diretor, meta as caras... mas sem essa chatice de querer chocar.


4. Conheça tudo sobre arte - pintura, escultura, cinema e música. Você tem de ouvir e ver o maior número possível dessas coisas. É isso que vai te dar material cultural e imaginativo.


5. Amadureça - saiba que nem sempre você pode abraçar o mundo tão rápido. Demora um pouco de tempo para uma idéia surgir e nem sempre tudo sai tão bem quanto a gente espera. É preciso ter muita paciência e saber esperar muito. Um dia a gente chega lá.


6. Saiba reconhecer - último conselho, mas nem por isso menos importante. Saiba reconhecer se você não tem talento para tal. Não adianta forçar a mão e dizer que você é aquilo e quer ser aquilo. Se você não leva jeito, se você não gosta, se você vê que está tudo errado então reconheça... e tente novamente. Ou então nem tente...


E mesmo depois de fazer tudo isso pode ser que você ainda não se torne um diretor de teatro. E mesmo fazendo tudo isso pode ser que falte ainda muita coisa para você se tornar um diretor de teatro. É isso!

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, adorei oq ue você escreveu e deve ser isso mesmo o que se deve fazer para se tornar um diretor.. dos melhores ainda por cima. :D Vejo isso pro meu futuro. Ser uma diretora teatral. Nesse momento em meu colégio estou fazendo um filme e estou nesse cargo de diretora, e estou adorando e me saindo muito bem, mas minha paixão sempre foi o teatro mesmo. Parabéns por esse post, me ajudou bastante.

Anônimo disse...

Boa tarde,meu nome é Thays e estou na 8° série do ensino fundamental.Eu tinha um trabalho de artes para ser realizado sobre teatro e aqui nesse blog encontrei a resposta para minha pergunta.Muito obrigada.

Anônimo disse...

Genial fill someone in on and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.